CASAMENTO NA IGREJA. É BÍBLICO?

"Dois dias depois, houve um casamento no povoado de Caná, na região da Galileia, e a mãe de Jesus estava ali. Jesus e os seus discípulos também tinham sido convidados para o casamento. Quando acabou o vinho, a mãe de Jesus lhe disse: - O vinho acabou. Jesus respondeu: - Não é preciso que a senhora diga o que eu devo fazer. Ainda não chegou a minha hora. Então ela disse aos empregados: - Façam o que ele mandar. Ali perto estavam seis potes de pedra; em cada um cabiam entre oitenta e cento e vinte litros de água. Os judeus usavam a água que guardavam nesses potes nas suas cerimonias de purificação. Jesus disse aos empregados: - Encham de água estes potes. E eles os encheram até a boca. Em seguida Jesus mandou: - Agora tirem um pouco da água destes potes e levem ao dirigente da festa. E eles levaram. Então o dirigente da festa provou a água, e a água tinha virado vinho. Ele não sabia de onde tinha vindo aquele vinho, mas os empregados sabiam. Por isso ele chamou o noivo e disse: - Todos costumam servir primeiro o vinho bom e, depois que os convidados já beberam muito, servem o vinho comum. Mas você guardou até agora o melhor vinho. Jesus fez esse seu primeiro milagre em Caná da Galileia. Assim ele revelou a sua natureza divina, e os seus discípulos creram nele. Depois disso, Jesus, a sua mãe, os seus irmãos e os seus discípulos foram para a cidade de Cafarnaum e ficaram alguns dias ali." JOÃO 2.1-12
Após esse trecho da Palavra de Deus, quero aproveitar para falar sobre as cerimonias de casamento.

Neste mês de janeiro, haverá três cerimonias de casamento, nos quais fui convidado e não quero criticar nada, apenas trazer uma curiosidade ao conhecimento geral.

Você sabia que o casamento na igreja não é bíblico?

Calma, calma com os pensamentos e conclusões... Vou explicar melhor.

Os casamentos na antiguidades eram feitos nas casas, fazendas e similares; Após a junção entre a "igreja" e o Estado, deu-se o início a construção de templos para reunião dos cristãos; por volta do ano 313, aconteceu que o imperador Constantino, notando que o Império Romano estava perdendo o prestígio e o cristianismo em ascensão, teve a diabólica ideia de unir a riqueza do império com a popularidade do cristianismo (que se desviara dos ensinamentos deixados por Cristo e seus Apóstolos), criando assim a "Igreja Católica Romana" (Lembrando que, diferentemente do que é ensinado em catequeses e outras instituições, a "igreja" Católica não tem sua origem em S. Pedro e muito menos ele foi Papa).


A partir daí era muito interessante fazer os casamentos nos magníficos e luxuosos templos.



As igrejas Protestantes e Batistas¹ herdaram essa herança do catolicismo e por esse motivo, com o passar dos séculos as tradições regem que se faça o casamento em igrejas.

Mas calma!!! Você que casou na igreja ou que está pretendendo casar em uma, saiba que NÃO É PECADO casar na igreja; só estou com isso trazendo uma informação que muitos não conhecem: Que o casamento na igreja é uma herança católica e não um mandamento bíblico.

Quando na Bíblia se fala de casamento, certamente que não se fala em cerimonia religiosa na igreja. Fala sim, de um acontecimento criado por Deus onde se cumpre os Seus mandamentos, começando lá em Gênesis 2:24, com Adão e Eva.
___________________
¹ Protestantes e Batistas. Declarei assim, pois segundo os estudos realizados, tenho a convicção de que os Batistas não são protestantes, pois não teve o seu surgimento na Reforma Protestante; como é de conhecimento geral, houve um tempo chamado "Inquisição", onde os católicos perseguiam e matavam a todos quanto não aceitavam os seus ensinamentos e "doutrinas". Esses Cristãos precisavam sempre trocarem de nomes, entre eles estão: "Montanistas", "Novacianos", "Paterinos", "Puritanos", "Paulicianos", "Donatistas", "Ana-Batistas" e por fim "Batistas".
Batistas era um "apelido", pois era referido àqueles que rebatizavam, pois não aceitavam o batismo católico e ainda em algumas Igrejas Batistas sérias, continua não aceitando os batismos católicos e protestantes em geral e também o batismo pentecostal.
_____________________
Leia o livro "Rasto de Sangue" gratuitamente clicando no link: http://www.palavraprudente.com.br/estudos/jm_carroll/rastrosangue/index.html
Em outras oportunidades vou postar sobre:
"Pedro nunca foi Papa."
"Breve História da Igreja."
"Pentecostalismo é Bíblico?"
AGUARDEM!
Que Deus abençoe!
Ricardo Hilário

Comentários

  1. Gostei muito da sua pesquisa sobre casamentos na igreja, pois para nós seguidores de cristo o que a palavera de Deus diz que é importante,por sua informação só confirmou mais ainda que a palavra de Deus é a verdade que liberta.

    obrigada

    luzmarina_tj@hotmail.com
    Que Jeová Deus te abençoe em nome de Jesus.

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito da sua pesquisa sobre casamentos na igreja, pois para nós seguidores de cristo o que a palavera de Deus diz que é importante,por sua informação só confirmou mais ainda que a palavra de Deus é a verdade que liberta.

    obrigada

    luzmarina_tj@hotmail.com
    Que Jeová Deus te abençoe em nome de Jesus.

    ResponderExcluir
  3. Meu esposo é católico praticante de missas.. eu sou uma pessoa q embora acredite em Deus em Jesus e nos ensinamentos bíblicos não vou a nenhuma das religiões por entender q elas são criações de homens e q só pregam o q lhes é interessante.... meu esposo dia q estamos vivendo em pecado por não sermos casados na igreja, eu tento usar meu conhecimento bíblico para me defender mas ele não entende por ter uma educação baseada no catolicismo... queria q me respondesse vc q tem conhecimentos bíblico apurado .. estamos vivendo contra Deus não sendo casados???? obrigada .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jac,o casamento na igreja,não é bíblico,a união de casais creio eu,e abençoada quando,assinando os documentos necessários,se colocam as alianças nos dedos,simbolizando uma aliança entre vc,seu cônjuge e espiritualmente,naquele momento,vc s deixando DEUS participar de suas vidas matrimoniais definitivamente vamente,isto é,deixar DEUS,em primeiro plano nas suas vidas,para que as bênçãos de DEUS,venham sobre seu casamento,muitos casam-se nas igrejas,confessam tantas coisas,e não conseguem cumprir.

      Excluir
  4. Olá querida Jac.

    Primeiramente obrigado pelo comentário e espero que meu Blog seja uma bênção em sua vida.

    Respondendo a vossa pergunta: "estamos vivendo contra Deus não sendo casados???"
    Deus criou o casamento, mas conforme o estudo acima, no princípio o casamento não era feito na igreja e somente após a tradição católica romana isso acabou acontecendo.
    O casamento válido é o registro em cartório. É muito bom fazer um culto para celebrar a alegria e cultuar a Deus pela bênção do casamento.
    Eu sempre sonhei em casar em um sítio, mas como as condições financeiras não me permitiu realizá-lo, casei na igreja, porém meu casamento já estava oficializado perante as Leis do nosso país.
    Reforço: Se não casou nem no civil, ai sim estás vivendo contra a vontade de Deus; caso contrário, não é a falta de casamento na igreja que te faz estar contra a vontade de Deus.

    Um forte abraço.

    ResponderExcluir
  5. Não tenho a mínima vontade de fazer cerimônia de casamento, adorei saber disso, hahaha

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas