SAÚDE!


TEMA: Saúde!
TESE: A saúde espiritual reflete minhas ações.


INTRODUÇÃO:
O mundo está preocupado com a saúde física, e não é por menos. E isso está errado??? Claro que não. Não quero trazer números estatísticos nesse momento, pois é chover no molhado, ou como costumo dizer, mais do mesmo.

A igreja, que está mais do que nunca, contextualizada com o secularismo, anda na mesma direção em muitas vezes.

PRESTE ATENÇÃO! Não estou afirmando que a igreja é profana, não estou dizendo que a igreja deve ficar enclausurada nas paredes de uma religião, não estou dizendo que a igreja deve se separar como um clube eclesiástico. Quero deixar claro que, sou a favor da união dos santos, que sou a favor das reuniões que nos fortalece como família de Cristo, sou a favor da não união entre santo e profano, mas também que a igreja deve ser luz e sal nesse mundo de escuridão e sem sabor, bem como exemplo para a sociedade. E isso só pode acontecer se a igreja sair de seus muros, sair de seus palácios e cumprir a missão outrora dada aos discípulos de Cristo (“IDE”).

Mas para que isso aconteça, é necessário estar com saúde!

Me preocupa esse período de “quarentena”. Existem muitos tipos de pessoas na igreja: Maduros e imaturos são os mais fáceis de identificar. Paulo deixa isso claro ao chamar a atenção dos coríntios (1 Co. 3:1-6) e esclarece tal “bronca”.

TESE: A saúde espiritual reflete minhas ações.

Quero aqui trazer passos para a maturidade, passos para atingir a boa saúde espiritual (não são todos os passos, apenas os básicos).

CONFIANÇA, PENSAMENTO E RENOVAÇÃO.


1.    CONFIAÇA (ISAÍAS 26:3)
“Tu conservarás em paz aquele cuja mente está firme em ti; porque ele confia em ti.”
Se tenho plena confiança no Senhor e na perfeição de Sua vontade, tenho a perfeita paz conservada em mim. Literalmente, paz (shalom), que significa "uma paz que realmente é paz", e não essa paz falsa e temporária que é tudo que os homens podem conceder.

Manter a mente firme em algo acontece quando esse “algo” é muito importante para mim.
Consigo entender o que é importante para mim, baseado em meus pensamentos. (Família, cônjuge, filhos, trabalho, Jesus, Deus, Reino, almas, pessoas, cuidado... e a lista vai longe). Nesse momento, para ter o shalom de Deus, preciso manter meus pensamentos firmes no Senhor, ou seja, os meus propósitos devem estar firmados mas coisas do Senhor. Ele é o nosso modelo e se eu manter a minha estrutura como a do Senhor, será conservada em mim o shalom de Deus.

Confiar no Senhor é a primeira coisa que preciso fazer, não somente no período de dificuldade, mas em todo o momento.

Só confia plenamente no Senhor, sente-se seguro ou fica despreocupado quem tem o propósito firmado nele e sente o shalom em sua vida.

Para ser saudável espiritualmente, devo confiar no Senhor, pois a saúde espiritual reflete minhas ações.

TESE: A saúde espiritual reflete minhas ações.
CONFIANÇA, PENSAMENTO E RENOVAÇÃO.

2.    PENSAMENTO (1 CORÍNTIOS 2:16)
“Porque, quem conheceu a mente do Senhor, para que possa instruí-lo? Mas nós temos a mente de Cristo.”

Paulo está comparando o homem natural e o espiritual.

No momento que o mundo tem passado, muitas opções de entretenimento, muitas informações confusas, muitas fake News, ou seja, uma confusão mental terrível, precisamos parar, realinhar os pensamentos, confiar no Senhor e conhecedor do caráter de Cristo, tenho como padrão o pensamento de Cristo, pois eu tenho o modo particular de pensar de Cristo.
Vale abrir um parêntese aqui: (O homem natural não consegue enxergar o que o salvo em Cristo Jesus consegue, porém, eu não devo guardar esse privilégio apenas para mim, devo me preocupar com as almas perdidas).

Nesse momento surge a pergunta:
Se Jesus estivesse na terra em nosso contexto, o que ele faria? Ficaria fechado em casa? Não teria compaixão com os perdidos? Não teria uma solução bem pensada? Não usaria o contexto para uma aplicação prática?

Exemplo: Tempestade apaziguada (Lucas 8:22-26)  

TESE: A saúde espiritual reflete minhas ações.
CONFIANÇA, PENSAMENTO E RENOVAÇÃO.

3.    RENOVAÇÃO (EFÉSIOS 4:23)
“E vos renoveis no espírito da vossa mente”

O Cristão deve crescer! E como cristão, devo sempre me alimentar de bons alimentos. O alimento saudável para mim deve ser a Palavra de Deus.

Assim como na vida cotidiana, tenho a tendência de me alimentar com “porcarias” ou, melhor dizendo, com coisas não saudáveis. Quando criança aprendemos o que é saudável e o que não é saldável.

Renovar no espírito consiste em renovação na mente. Não adianta minha mente permanecer com os pensamentos de quando eu era ímpio, ou menino na fé, como Paulo está expondo aqui no contexto.

Só um cristão verdadeiro consegue seguir essas orientações, afim de ter uma saúde espiritual saudável.

As Escrituras, tanto no Velho como no Novo Testamento, enfatizam que o povo de Deus tem de ser diferente do povo do mundo.

Os gentios são "ovelhas desgarradas" (1 Pedro 2:25 “Porque éreis como ovelhas desgarradas; mas agora tendes voltado ao Pastor e Bispo das vossas almas.”) e os cristãos têm um grande e bom Pastor para seguirem.

Renovar é andar em novidade de vida e não pensar como o mundo (Romanos 12:2 “E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.”), e ter um novo entendimento das coisas.

O versículo 23, em outra versão diz: “e vos renoveis no espírito do vosso entendimento,”

Renovar as habilidades de julgar o que é certo ou errado, entender o que é de fato espiritual e ter o verdadeiro sentimento que houve em Cristo Jesus.

Cabe aqui algumas perguntas:
            Por que isso está acontecendo?
           
Para que isso servirá de lição?
           
Como agir de forma coerente com o que Jesus faria?
           
Qual a razão ou importância no meu viver?
           
Devo pensar no individual (igreja) ou no coletivo (igreja)? Pois há muitas características dentro do corpo de Cristo, também denominado igreja (1 Coríntios 12:27 “Ora, vós sois o corpo de Cristo, e seus membros em particular.”; Efésios 4:12 “Querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo;”).

TESE: A saúde espiritual reflete minhas ações.
CONFIANÇA, PENSAMENTO E RENOVAÇÃO.

CONCLUSÃO:
O mundo está cansado de “mais do mesmo”. Saiamos da caixa religiosa que nos aprisiona a rituais, costumes e dogmas. O Cristão deve ser a figura de Cristo, deve ter a mente de Cristo, deve ser identificado por ter atitudes iguais a de Cristo e acima de tudo, preocupar-se com as pessoas, pois essa era uma atitude muito clara na vida de nosso Senhor.

Amados, precisamos avançar de nível na nossa espiritualidade. Se você acompanhou o raciocínio até aqui, você é capaz de entender que, pelo fato de ser igreja, devo ser diferenciado na maneira de agir e pensar.

A premissa na vida da igreja deve ser cuidar da saúde espiritual, pois com ela em dia, terei ações de propagar o reino, mesmo em meio a enclausuramento social, Deus dará o discernimento para medidas eficazes para alcançar aos perdidos.

VAMOS IGREJA! VAMOS AVANÇAR, POIS A GUERRA É REAL E JESUS CRISTO ESTÁ VOLTANDO!

PRECISO URGENTEMENTE CUMPRIR A ORDEM DO SENHOR. “IDE”!

Que Deus nos abençoe!
Ricardo Hilário

Comentários

Postagens mais visitadas