AMIGOS NA NECESSIDADE.


þ Alguns acreditam que se forem realmente maduros não precisarão de mais ninguém - que só o indivíduo fraco que necessita de outros. Se ter amigos é sinal de imaturidade, por que Jesus teve tantos?
þ A verdade é esta: Não é sinal de fraqueza e imaturidade ter amigos ou precisar de um amigo. Mas é um sinal de imaturidade pensar que você não precisa de um amigo.

UM HOMEM QUEBRANTADO

þ Ao observar o estágio seguinte da vida de Davi, encontramos um homem que não tinha apenas uma árvore protetora, mas um bosque cheio delas. Vamos, porém, examinar primeiro a situação em que Davi se achava agora.

Pessoalmente estava cheio de culpa;
Domesticamente, seu lar estava destruído;
Politicamente, Davi perdeu sua autoridade e o respeito do povo como líder. 2 Samuel 15: 1-4

CINCO GRUPOS DE AMIGOS PROTETORES

1º. ITAÍ, O GETEU – Itaí era de Gate, cidade de Golias. Deveria, portanto, ser inimigo de Davi, mas aqui ele revela ser um amigo sincero – 2 Samuel 15. 18-21;

2º. ZADOQUE E ABIATAR – Estes dois homens são levitas e carregam a arca da aliança. – 2 Samuel 15. 23-29. Eles estavam ali para ajudar Davi, de qualquer modo. Se isso significava voltar, que assim fosse.

3º. HUSAI – 2 Samuel 15. 32-34 – Algumas vezes, quando o sofrimento é tão grande que você alcança a última casa, o seu Husai chega... e o envolve com a sua presença. Esse abraço cordial, sem palavras, diz tudo que precisa ser dito. Ele está ali. Ali para você. Nenhum sermão. Nada de grandes mensagens de esperança ou versículo da Escritura. É até possível que nem sequer ore. Um abraço apertado diz tudo.

4º. SOBI, MAQUIR E BARZILAI – No momento em que você está faminto, cansado e sedento, no deserto, é que um amigo o auxilia. Você nem sequer tem de pedir. Quando possui um amigo assim, ele sabe que você está com fome, com sede e cansado. Uma das características dos amigos protetores é que não é preciso dizer a eles o que fazer... o lado prático. Eles apenas fazem o que é necessário. Isto é fé em ação. – 2 Samuel 17. 27-29

5º. JOABE – Samuel 19. 1-7 – O que Joabe está fazendo? Está sendo um amigo sincero! Ele se importava o suficiente para confrontá-lo. Se importava o bastante para dizer-lhe a verdade e impedir que aumentasse os danos que já tinham sido feitos, cometendo um erro ainda maior.

A VERDADE SOBRE OS AMIGOS VERDADEIROS

þ Na amizade encontramos as mãos de Deus ministrando, animando, dando e apoiando. São heróis da fé relativamente desconhecidos... alguns como Itaí, o geteu, Zadoque, Abiatar, Sobi, Maquir, Barzilai e Joabe.
þ Você pode admirar-se ao saber que as palavras amigos, amigavelmente e amizade aparecem mais de cem vezes nas Escrituras. Deus diz muito sobre amigos. Ao ler todos os versículos e ao pensar na verdadeira amizade, creio que tudo se resume em quatro itens:

1. Os amigos não são opcionais; eles são essenciais;

2. Os amigos não são automáticos, precisam ser cultivados;

3. Os amigos não são neutros; eles causam impacto em nossa vida.

4. As amizades têm diversos níveis, algumas delas desempenham papéis mais significativos em nossas vidas do que outras.

Comentários

Postagens mais visitadas