UMA IGREJA SÓ FUNCIONA COM PROPÓSITO.

I Coríntios 3:5-6

Era uma vez um menino que todos os dias passava em baixo de um pé de laranjas ao vir da escola. Ele tinha uma tremenda vontade de chupar daquelas laranjas, porém ele era muito novo e pequeno; não conseguia apanhá-las. O tempo passa e ele sempre pensando: “- Um dia vou conseguir apanhar as laranjas!”. Todos os dias o menino passava lá e ficava pulando para ver se conseguia apanhar alguma. O menino foi crescendo, se alimentando bem, tomando vitaminas, fazendo exercícios e a cada dia ia medindo a sua estatura; até que um dia conseguiu apanhar as laranjas e se deliciar! Ele tinha um propósito, o propósito de pegar as laranjas, e lutou por isso.
Zaqueu também lutou por ver Jesus! Isso é propósito.
A Igreja foi comissionada por Jesus para um propósito; o propósito de resgatar almas do inferno e fazer servos de Deus. Se uma Igreja perde o foco e o propósito, ela deixa de funcionar.
A Igreja tem uma missão nessa terra e cada um de nós somos a Igreja. Eu como cristão¹, devo fazer a vontade do meu Senhor e Salvados Jesus. Preciso entender qual a minha missão especial aqui na terra: a missão de servir. Paulo tinha propósitos (Fil.3:13,15; Ef.3:20). O servo de Deus que é firme em seus propósitos recebe recompensas do Senhor (Is.26:3).
Devo me colocar a disposição de Deus, aceitando a Missão! “O servo que não serve, não serve!” Vou falar alguns motivos para você aceitar a missão em sua vida:

1. Você foi criado para servir a Deus e foi posto nesse planeta para uma missão especial!

Deus nos criou para as boas obras, para que andássemos nelas (Ef.2:10)
Deus em Sua Palavra nos diz que devemos servir aos nossos senhores, patrões, como se servíssemos a Ele mesmo (Ef.6:7,8), com isso o nome de Jesus é glorificado e as pessoas podem conhecer a Jesus através de meu testemunho. Lembre-se o que é ser cristão! Pois é, apliquemos então!
Assim como Jeremias, eu e você fomos escolhidos pelo Senhor dos Exércitos para uma obra especial (Jer.1:5). E qual a minha resposta ao Senhor?
Que privilégio tenho de ser um dos escolhidos para a obra que o Senhor preparou!
Lembre-se: Todos nós temos uma função no corpo de Cristo, na Sua obra, tem lugar para todos!!!

2. Você foi salvo para servir a Deus e não foi salvo pelo serviço, mas foi salvo para o serviço!

Não foi o serviço que te salvou, foi o Senhor Jesus, mas o Evangélho só chegou até você por causa do propósito de alguém em servir de uma maneira especial.
Deus salvou você, o escolheu para o Seu trabalho, mas Ele não escolheu porque merece, mas porque é Seu plano (2Tim.1:9). Além de tudo ele pagou alto preço por mim e por ti (1Cor.6:20).
Paulo exorta aos Romanos que apresentassem os corpos deles em sacrifício santo e agradável a Deus (Rm.12:1). Devemos usar nossas vidas para o serviço não apenas ao Senhor, como também ao nosso irmão, pois Deus manda que amemo-nos uns aos outros e quando amamos nossos irmãos, é um fruto de conhecimento que passamos da morte para a vida! O apóstolo João diz muito sobre o amor em (1Jo.3:14).
Ao ser curada por Jesus, a sogra de Pedro instantaneamente se levantou e começou a serví-lo, usando seu novo dom de saúde. “Somos curados para ajudar aos outros” (Mt.8:15).

3. Você é chamado para servir a Deus, independentemente de seu emprego ou carreira; você foi chamado para ser um cristão servindo em tempo integral!

Olha como sou importante para Deus! (Rm.8:29-30). Deus predestinou os salvos para sermos conforme a imagem de Seu Filho. Ele me predestinou, me chamou, justificou e glorificou; tudo através do sacrifício de Seu Filho e pelo Seu amor por mim.
Deus me salvou também, me colocou em sua família, me adotando, não pelo o que faço, mas foi por causa do Seu plano e o plano da graça é: Que a Igreja leve a mensagem da Cruz e sirvamos uns aos outros. (2Tim.1:9; 1Ped.2:9).
Quando Cristo morreu na cruz, em putras palavras, ele estava pagando o preço por mim; logo quando eu me entreguei a Ele, Ele me tem como Sua propriedade e devo ter uma vida útil no seu serviço (Rm.7:4).
Todos nós somos úteis para Deus, pois cada um de nós temos uma função no Seu serviço (1Cor.12:27).
Já pensou numa igreja sem tesoureiro? Sem alguém para limpar? Sem pastor? Sem auditório? Certamente é uma Igreja sem propósitos, cheia de pessoas sem propósitos e que não aceitaram a missão do Senhor.

CONCLUSÃO: A ordem é servir a Deus. Jesus veio para “servir” e para “dar”. Esses dois verbos também devem servir para definir sua vida na terra (Mat.20:28).
Algum dia Deus irá comparar quanto tempo e energia gastamos conosco, em relação ao que utilizamos para servir os outros (Rom.14:10,12; 2:8; Mar.8:35).
Servir é o caminho para a verdadeira importância e é através do ministério² que descobrimos o significado da vida! “Uma igreja sem um foco, propósito, não é Igreja, é um clube eclesiástico”. Que vivamos aceitando a missão do Senhor para a Igreja e que não sejamos pessoas sem propósitos.
___________________________________________
¹Cristão: Mini Cristo, pequenos Cristos, Cristo no diminutivo. No princípio era um pronome de chacota, hoje deve ser motivo de “orgulho”.
²O que é ministro? Nas embarcações antigas não havia motores, eram movidas a remo, ou seja, no porão dos navios haviam remadores, que serviam como motor para o barco. O nome que esses remadores receberam é: “Ministros”.
Ser ministro não é ter regalias e sim remar para o “barco” andar para onde Deus quer!
Que Deus abençoe!
Ricardo Hilário

Comentários

Postagens mais visitadas