RECOMPENSAS POR ANDAR NA VONTADE DE DEUS

Texto: 1Reis 18.17-29

Introdução: No ministério de Elias, havia o reinado de Acabe; Acabe foi um dos piores reis do Norte (1 Reis 16.30-33). Seus crimes não eram apenas políticos. Sua culpa maior foi permitir a propagação da adoração a Baal, por isso a punição de Deus com um terrível período de seca que assombrou a terra – um castigo direto por sua participação nas práticas idólatras.
Jezabel é a responsável, quase que direta, por trazer a adoração a Baal, pois tinha em sua cultura, em seus antepassados, essa marca; seu nome significa “onde está o príncipe (Baal)” ou “o príncipe (Baal) existe”. Ela é a única esposa de rei que tem o registro na Bíblia.
O interessante é que Baal representava, na cultura cananita, o deus da tempestade, o qual, estava satisfeito, cuidava das colheitas e das terras; porém se estivesse zangado, não enviava a chuva. Daí entendemos o motivo de Deus castigar Israel com a seca; posteriormente os baalins iriam clamar aos seus deuses, mais precisamente Baal e Deus mostraria que quem dá a chuva é Ele!
O castigo para o pecado de Jezabel foi profetizado por Elias (1 Reis 21.23) e se cumpriu em (2 Reis 9.32-37); o castigo para o rei Acabe também foi profetizado por Elias e os cachorros lamberam o sangue de Acabe (1 Reis 22.37-38).
Em cima te todo esse contexto a história inesquecível de Elias e os 450 profetas de Baal nos deixa algumas lições eternas relevantes para nós os crentes, salvos em Cristo Jesus.

1.       Obedecer a Deus e ao fluxo do mundo é pior do que se declarar idólatra;
A falta de comprometimento para com as coisas de Deus é um dos reflexos da vida medíocre de duplicidade que estamos levando.
Jesus repreende a igreja de Laodicéia concernente ao não comprometimento e sua mornidão. A falta de “fogo santo” em nossos corações, faz com que não nos atentemos para o quanto Jesus fala conosco e muitas vezes fazemos como os discípulos a caminho de Emaús – percebemos que era Jesus, após ter se despedido de nós.

2.       A melhor e mais eficiente ferramenta para Deus agir em nossa vida, é a oração de fé;
Quando Elias mais precisou de Deus, foi a oração a sua ferramenta, para que Deus se mostrasse a toda a nação e que Elias fosse credenciado como o verdadeiro profeta do Deus vivo! A falta de fé em nossas orações tem mostrado o quanto consideramos o nosso Deus – se Ele é poderoso para nós ou se é apenas um deus como qualquer outro.
Quer que Deus faça milagre em sua vida? Ore com fé e debaixo de suas vontades e propósitos e verás o “dinamus” (poder) de Deus em sua vida.

3.       Com uma vida totalmente dedicada a Deus, não devemos subestimar (dar valor);
Elias havia sido subestimado e intimidado pelos profetas de Baal, pelo rei Acabe, Jezabel e todo o povo de Israel. Mas ele não se abateu e mostrou que não se pode duvidar do servo que está com sua vida dedicada ao Senhor.
Elias silenciou e intimidou todos os presentes! Lembro de várias pessoas dedicadas que por algum motivo me influenciaram.
Quando uma pessoa é dedicada a Deus, podemos ver o brilho no olhar ao saber que vão poder fazer algo para Deus. Pense em quantos irmãos têm prazer em servir o mestre.
Pense em você: você tem influenciado vidas positiva ou negativamente? Quantas pessoas podem dizer: você tem a vida dedicada a Deus e eu admiro você por isso.

4.       Estar na vontade de Deus nos torna invencíveis!
Quando sabemos que estamos debaixo da vontade de Deus, nos tornamos invencíveis.Elias não se intimidou e você deve fazer o mesmo! Permaneça na vontade de Deus e seja invencível!
Entenda o quanto Deus te ama e merece a sua dedicação. Entenda que só temos vitória em Cristo, Deus Filho, e que sem Ele nada podemos fazer.

Conclusão: Será que Elias seria capa de revista hoje? Será que essa geração corrupta e depravada não poderia usar homens como Elias e você como exemplo?
Se você anda na vontade de Deus, tem recompensas garantidas; Se não anda com Deus, CUIDADO, pois seu fim pode ser como o de Jezabel ou aquela mulher comparada a ela (Apocalipse 2.20) – a ira de Deus virá sobre você.
 Que possamos ser crentes e pessoas que andem segundo a vontade de Deus; que use a melhor ferramenta que temos, nossa oração de fé; que tenhamos a vida totalmente dedicada a Deus, pois assim ninguém poderá nos subestimar, pois nosso Deus está em nós e por nós! E; ao estar na vontade de Deus, nos tornamos invencíveis! Nada poderá nos deter. O céu é o limite!!!
Que Deus abençoe.
Ricardo Hilário

Comentários

Postagens mais visitadas