RECONSTRUINDO O "ALTAR"


“e restaurou o altar do Senhor, que estava quebrado.” 1 Reis 18.30c

Elias já tinha passado por muitos treinamentos e provas. Elias havia sido chamado para dizer a Acabe sobre a seca que aconteceria (1Reis17.1); após isso precisou fugir – Deus mandou ele ir a Querite – onde tinha água, sobra e os corvos levavam comida a ele (1Reis17.2-5). Mas logo veio a dificuldade: a nascente secou e nada mais restava para ele; após a saída de Querite, Deus o manda para Serepta e ficar um tempo lá (1Reis17.8-9).
Elias deixou com que o Senhor o transformasse, pois era um servo. No contexto de nossa leitura, Elias se depara com os profetas de Baal.
Deus fez a obra e respondeu pelo fogo à voz de Elias. Ele quer fazer a obra em sua vida e quer dar a vitória a você, em nome de Jesus.
Quero aqui trazer algumas ocasiões que o Senhor faz a obra e opera milagres:
Reconstruir o “altar” é necessário para o Senhor fazer a obra; v.30c
A primeira coisa que Elias fez foi reconstruir o altar do Senhor, que fora destruído durante o período de idolatria na terra de Israel. Ele evitou qualquer contato com o altar que havia sido dedicado e associado a Baal.
Quando estamos com “nosso altar” em ruínas ou até mesmo “dedicado aos ídolos do coração”, é necessário reconstruí-lo em primeiro lugar, não devo usar o mesmo altar para apresentar minha oferta ao Senhor Deus todo poderoso.
I.      O Senhor faz a obra quando aos olhos dos homens é impossível; v.34-35

II.    O Senhor faz a obra para mostrar ao ímpio que sou seu servo; v.36b

III.  O Senhor faz a obra para a Sua glória e não a minha; v.37

IV. O Senhor faz a obra para que todos reconheçam que só Ele é Deus; v.39

Quando sou um servo do Senhor, quando busco com humildade os Seus propósitos, Deus é engrandecido através de mim, pois ele é o Deus da minha vida.
Que os propósitos de Deus sejam o meu “norte”, minha direção a seguir.

Ricardo Hilário

Comentários

Postagens mais visitadas