AMIGO, ESTA É A SUA HORA!



João 15.15
         Já vos não chamarei servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho feito conhecer.”
Introdução
Muitas vezes a sociedade tem se esquecido do valor da verdadeira amizade. Em nossa vida, são os amigos que, muitas vezes, nos faz rir, chorar, nos animam, nos aconselham, nos fazem sentir melhor, nos levam aos caminhos que Deus quer que sigamos.
Dois amigos encontraram um urso na estrada. O primeiro subiu numa árvore e se escondeu.
O outro usava muleta e, não podendo fugir, resolveu se jogar no chão e se fingir de morto.
O animal chegou perto, cheirou as orelhas dele e foi embora (dizem que urso não mexe com quem está morto).
O que estava na árvore desceu e perguntou ao companheiro o que o urso tinha cochichado em seu ouvindo:
- Ele me disse para não viajar mais com quem abandona os amigos na hora do perigo.
Quando são realmente amigos, eles estão sempre ao nosso lado...
O amigo, não é aquele que apoia tudo o que faço, mas é aquele que me alerta do perigo de determinado ato; o amigo não é aquele que só está comigo nas horas de alegrias, tipo festas, “baladas”... mas é aquele que está comigo quando mais preciso, naquele momento em que eu estou triste, lá está ele: “Meu amigo”!
Amigo: Que ou quem sente amizade por ou está ligado por uma afeição recíproca a.
Hora:
1. Período de sessenta minutos.
2. Cada uma das doze partes em que se divide o quadrante.
3. Pancada ou badalada na campainha ou sino do relógio a indicar horas.
4. [Figurado]  Ocasião favorável.
5. Tempo determinado.
6. Espaço breve de tempo.
Pensando nisso, encontramos palavras de Jesus sobre amizade e vamos identificar quem é que Jesus chamou de amigo e como posso ser amigo dele também.
1.   Devo ser servo.
Já vos não chamarei servos,...”
Ser servo de Jesus é servir os cristãos. Já disse certo pregador: “o servo que não serve, não serve”. Isso é a mais pura verdade. Os discípulos de Jesus estavam sempre a sua disposição. Através do serviço conquistamos a confiança das pessoas e logo nos tornamos amigos!
2.   Devo estar perto de Jesus
“...porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho feito conhecer.”
Estar perto de Jesus é essencial para poder ouvir sua voz, pois sua voz é calma! Ele quer falar ao meu coração hoje, pois essa é a oportunidade para estar ao lado dele para ouvi-lo. Devo esquecer os problemas e ouvira sua voz! Para ouvir a voz de um amigo, é necessário prestar atenção nele.
3.   Devo ouvir e aprender com Jesus.
“...vos tenho feito conhecer.”
Jesus é o amigo que sempre quer o meu bem e que nunca me abandonará, mesmo quando penso que Ele me abandonou, Ele não vira as costas para mim, está preparando o melhor pra mim! Ouvir e aplicar suas palavras é essencial para uma vida com sucesso.
Transição
Falamos de como ser amigo de Jesus. Agora vamos analisar os momentos em que devo ser servo de Jesus, estar perto Dele e o momento de aprender e ouvir a Sua voz.
4.   Passado.
A.   Jesus está preocupado com meu passado, pois foi um dos motivos que Ele veio a este mundo mau. (Gl.4.4) “Mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei,”
B.    Jesus apaga meu passado, pois o perdão dos pecados me torna nova criatura. (2Co.5.17) “Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.”
C.  Não posso voltar ao passado para mudar minha vida hoje, mas Jesus sempre me viu e acompanhou minha vida, pois Ele sabe todas as coisas. (Mt 26:34) “Replicou-lhe Jesus: Em verdade te digo que, nesta mesma noite, antes que o galo cante, tu me negarás três vezes.” (Mt 26:21-23) “E, enquanto comiam, declarou Jesus: Em verdade vos digo que um dentre vós me trairá. E eles, muitíssimo contristados, começaram um por um a perguntar-lhe: Porventura, sou eu, Senhor? E ele respondeu: O que mete comigo a mão no prato, esse me trairá.” (Jo 4:49-50) “Rogou-lhe o oficial: Senhor, desce, antes que meu filho morra.  Vai, disse-lhe Jesus; teu filho vive. O homem creu na palavra de Jesus e partiu.”
5.   Presente.
A.  O melhor momento para servir, andar próximo, ouvir e aprender é o presente. Diz o ditado: “Não deixe pra amanhã o que pode fazer hoje”. A Palavra de Deus me exorta a fazer hoje o que o for da melhor forma possível. (Ecl.9.10) “Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças, porque na sepultura, para onde tu vais, não há obra nem projeto, nem conhecimento, nem sabedoria alguma.”
B.    Jesus fala hoje ao meu coração, hoje Ele quer me abençoar, ser meu Amigo e me ensinar seus princípios. Como Ele fez com Zaqueu, ele quer fazer comigo e por que não dizer? Amigo, esta é a sua hora!!! Ele quer fazer com você também! (Lc. 19.5) “E quando Jesus chegou àquele lugar, olhando para cima, viu-o e disse-lhe: Zaqueu, desce depressa, porque hoje me convém pousar em tua casa.” Temos prazer em dormir na casa de amigos e Zaqueu tornou-se amigo de Jesus, pois foi no tempo presente que Jesus decidiu: “hoje me convém pousar em tua casa.”, ou seja, você tornou-se amigo e vou dormir na sua casa!
6.   Futuro.
A.  A amizade com Cristo feita no presente, nos rende um futuro glorioso. Ele nos garante em Sua Palavra. (Jo.6.47) “Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim tem a vida eterna.”
B.    Jesus quer ser seu amigo e viver uma vida eternal em sua companhia. Nas mansões celestes, teremos sempre esse Amigo por perto, um Amigo que prometeu estar conosco até o fim. (Mt.28.20) “Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém.”
C.  Não deixe para amanhã. Torne-se amigo de Jesus e receba todos os benefícios que seus amigos tem num futuro eterno. (Jo. 14.2) “Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar.”
Transição
Amigo, esta é a sua hora!!! O que você pode fazer nesta Ocasião favorável, neste tempo determinado?
Sugiro que receba o convite do Amigo Jesus e tenha o futuro garantido por Ele, um futuro brilhante ao Seu lado!
Se você já é um salvo em Cristo e está afastado dos caminhos dEle, ou está com uma amizade meio abalada, Ele te chama para reconciação.
Conclusão
O MELHOR AMIGO DO MENINO
Ao ver os filhotinhos na vitrine, um menino que ia passando ficou quase louco para comprar um cachorrinho.
Ele não tinha muita noção do valor do dinheiro, por isso achou que as poucas moedas que tinha no bolso seriam suficientes. Não eram, mas, ele entrou na loja assim mesmo.
O dono o atendeu com cortesia, porém, sabia que não teria condições de atender ao desejo do garoto. Nisso, uma cadela veio dos fundos da loja, seguida de cinco bolinhas de pêlo, um mais lindo que o outro, com exceção do último, que era mais lerdo que os demais.
- O que há com ele? Parece estar mancando, perguntou o menino.
- Ele nasceu com um problema na junta do quadril.
- É esse que eu quero!
- O veterinário disse que esse cachorrinho vai andar mancando assim para sempre. Sempre andará mais devagar que os outros. Tem certeza de que quer um bichinho assim?
- Sim, eu tenho certeza.
- Então, disse o homem, eu vou dá-lo para você, pois ele não tem valor comercial.
- Mas, para mim, tem muito valor. Será meu melhor amigo.
- E não te incomoda ele ser manco?
O garoto, então, levanta a perna da calça e mostra os aparelhos que usa para andar:
- Eu também manco!
Dá uma piscadinha para o homem e conclui:
- Acho que nós vamos nos dar muito bem.
   “ Nós o amamos, porque ele  nos amou primeiro.”   I João 4.19

Que o Eterno nos abençoe!

Comentários

Postagens mais visitadas