MOTIVO

“Então disse o Senhor: Não permanecerá o meu Espírito para sempre com o homem, pois este é mortal; os seus dias serão cento e vinte anos.” Gênesis 6.3

Primeiramente quero trazer ao conhecimento qual o significado para a palavra “motivo”: causa; razão; intuito.
Levando em conta os sinônimos dessa palavra, me pergunto:
- “Por que Deus teria motivos para acabar ou salvar a humanidade criada por Ele?”
Nosso texto em questão tem como plano de fundo o dilúvio universal.

I.    Motivos pelos quais Deus acaba com uma geração:
Quero falar de um assunto que te fará pensar como eu pensei: “Deus julgará em breve a humanidade, preciso anunciar Jesus!” Uma palavra que mostra o quando a humanidade está perdida é: “Iniquidade”. (“Quando a gente está tão acostumados ao pecado que não sentimos mais vergonha em cometê-lo. Ele passa a ser algo tremendamente natural na nossa vida;” Pr. Paschoal Piragine Jr. – PIB Curitiba). Daí vem alguns motivos para Deus julgar e acabar com uma geração.

a.    Quando o homem é mal (V.5)
Além da maldade do homem aumentar, o que me chamou a atenção no verso 5 é a palavra “continuamente”. Como nos dias de Noé, assim é nos dias de hoje... a iniqüidade cresce continuamente, sem freio ou qualquer repreensão. Até mesmo nas ditas “igrejas” o pecado tem se instaurado e instalado!!! Coisa que antes era pecado, hoje é natural. O que aconteceu com a Bíblia desses “evangélicos”?

b.    Quando o homem se corrompe (V.11a)
O homem corrompido é um homem “podre; estragado”. E tudo o que é podre não presta mais. Quando Deus olhou para a terra e viu a podridão do homem, foi à hora de acabar com a “brincadeira”.

c.    Quando está cheia de violência (V.11b)
Violência é outra palavra que me chamou a atenção. O homem usava de força bruta para com seu semelhante. Parece que estou vendo tudo repetir-se nos dias de hoje...

II.   Motivos pelos quais Deus salva uma geração:
Mas o amor de Deus é tão grande, que nos assegura a Salvação Nele! Podemos enxergar uma luz no fim do túnel, e nesse caso não é o trem se aproximando. É a esperança dada pelas promessas de Deus.

a.    Quando anda contra o fluxo do mundo (V.9)
Quem anda em integridade anda no contra fluxo do mundo, pois anda com Deus. Aquele que está em Cristo, é justificado pelo Seu sangue derramado no Calvário. Sou pecador, porém pecador redimido, pois tenho Jesus em minha vida!

b.    Quando acha Graça Divina (V.8)
Assim como Noé achou graça aos olhos de Deus, nós achamos graça aos Seus olhos e a Graça é tão grande que dessa vez Ele envou Seu Filho para dar-nos vida e vida em abundância!

c.    Para cumprir sua Aliança [promessa](V.18)
Deus fez Aliança com Noé e cumpriu. Não porque Noé merecia, mas porque Ele é Deus e não falha. Todas as suas Alianças são cumpridas. Deus fez uma Aliança comigo e com todo aquele que entregar a vida para Jesus Cristo, a Aliança de dar-nos a Vida Eterna e uma entrada gratuita para o Reino Celeste.

Conclusão:
Que lembremos das Palavras de Deus e das Alianças Divinas. O mundo está próximo do julgamento final; o arrebatamento da Igreja está próximo. E aí, o que tens preparado e para quem será?
Anuncie e espalhe a bênção da Graça de Deus em sua vida, meu irmão, a Vida Eterna por Cristo Jesus, nosso Senhor.
E se você não recebeu essa dádiva Divina, hoje é o dia de receber. Entregue sua vida a Jesus; não seja burro.
Que Deus abençoe!
Ricardo Hilário

Comentários

Postagens mais visitadas