O TRABALHO DOS LOUCOS

GN.7:1 “DEPOIS disse o Senhor a Noé: Entra tu e toda a tua casa na arca, porque tenho visto que és justo diante de mim nesta geração.”
INTRODUÇÃO: Imagine como Noé e sua família foram tachados de loucos; imagine nos tempos de hoje, você (pai) no papel de Noé, você (filho) no papel de um dos filhos de Noé; suponhamos que seja o mais velho [(Sem) Gn.5:32;6:10;1Cr.4:1,17]; suponhamos que estivesse na faculdade e seu pai viesse com a história de algo que nunca aconteceu (no caso a chuva para os tempos) e falasse que você teria que ajudar. Você a pronto acredita em seu pai, mas como explicar aos seus amigos incrédulos? E você pai, como explicar para a sociedade? Devemos levar em consideração a inteligência de Noé e sua família pelo fato de construírem uma arca gigante. Todos os chamariam de loucos!!! Imaginem agora, como funcionaria uma oficina mecânica com “ferramentas vivas”. Imaginemos que um carro precisa de um ajuste no câmbio; há ferramentas próprias para isso: o mecânico vai até o macaco hidráulico e o mesmo fala: “não quero levantar nenhum carro hoje”, então o mecânico recorre ao macaco mecânico e esse não reclama. Cada um tem seu estilo de trabalho, mas a resultado é o mesmo. Imaginem uma rebelião onde todas as ferramentas entram em greve. Como ficaria o mecânico? Como o trabalho seria executado? O mecânico certamente haveria de fabricar outras ferramentas. Muitas vezes ,”ferramentas”, nos fazemos de rebeldes e não queremos trabalhar; o carro “almas perdidas” precisam serem restauradas e o nosso “mecânico” (Deus) têm que fazer uma “força” maior para fabricar outras ferramentas. Mas mesmo assim, a Palavra de Deus é difundida pelo “Patrão” que é Deus, Criador e Messias!
1. O PATRÃO DOS LOUCOS: Agora uma apresentação simples de quem é o “Patrão” desses loucos como Noé.
a)              Deus “EL SHADAI”: Deus todo poderoso! Esse é o nosso Deus, aquele que pode todas as coisas, um Deus que não há como limitar e nem explicar como Ele é, apenas podemos afirmar que Sua existência é tomada por certa pelos escritores da Bíblia; eles não tentam provar que Deus existe (Gn.1:1), afirmam também que todos os homens sabem da existência de Deus (Rm.1:18-20); e aqueles que chamam os servos de Deus de louco, como possivelmente fizeram com Noé, é que são loucos, pois a Bíblia nos ensina que somente os loucos não crêem em Deus (Sl.14:1)
b)  O caráter deste “Patrão”, Deus:
                     i.        Nós cremos que Deus é Espírito: (Jo.4:24)  DEFINIÇÃO: Deus é invisível pois é Espírito (Col.1:15 O qual é imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação;), incorpóreo pois é Espírito (Lc.24:39 Vede as minhas mãos e os meus pés, que sou eu mesmo; apalpai-me e vede, pois um espírito não tem carne nem ossos, como vedes que eu tenho.), sem partes, sem corpo e por esta razão, livre de todas as limitações. Ele não é compreendido de sentidos, mas de alma.
                   ii.        Nós cremos que Deus é uma pessoa: A Bíblia cita nomes e pronomes pessoais que são dados a Deus, os quais provam que Ele é uma pessoa:
1)   Eu sou o que Sou (Ex.3:14)
2)   Jeová Jiré – O Senhor proverá (Gn.22:13-14)
3)   Jeová Rapha – O Senhor que te sara (Ex.15:26)
4)  Jeová Nissi – O Senhor é a minha bandeira (Ex.17:15)
5)  Jeová Shalom – O Senhor é Paz (Jz.6:24)
6)  Jeová Samá – O Senhor está ali (Ez.48:35)
c)   Deus “JEOVÁ”: AQUELE QUE É O QUE É!   
2. OS LOUCOS TRABALHADORES: Agora a apresentação de alguns tipos de “loucos pelo Senhor”.
a)  Que confiam no Senhor: Como Noé e sua família; Medraque, Sadraque e Abdinego.
                     i.        E são ferramentas úteis. Imagine se Noé cruzasse os braços e dissesse a Deus: “Não quero trabalhar”. Deus usa ferramentas próprias para cada ocasião. Noé não era nenhum ignorante acerca de impermeabilização, ele sabia como fazer uma “caixa” vedada para que não entrasse água nela a ponto de boiar. Noé foi uma ferramenta útil para Deus, deixe ser usado por Deus como uma ferramenta nova, de boa qualidade e que não quebra facilmente.
                   ii.        E decidem a todo custo fazer o que Deus quer: Noé fez tudo exatamente como Deus lhe ordenara; fabricou a arca, colocou sua família, os animais que foram postos em casais... E o que dizer de Paulo então, chamado por Deus (At. 9) com sua conversão e ida aos campos missionários, e até o fim da vida serviu ao Senhor (2Tm.4:7 Combati o bom combate...) Como anda a sua vida? Podes dizer que tem usado todas as suas forças para servir ao Senhor?
b)  Que são zombados:
                     i.        E por isso, como ferramentas, preferem se esconder. Você tem preferido se esconder como Jonas? Lembram-se das conseqüência que Jonas sofreu? Se Deus te colocou em algum lugar é para que o nome Dele seja exaltado e glorificado através da sua vida!
c)   Pela vida eterna:
                     i.        E por isso, como ferramentas “gastas” de trabalhar, insistem em servir. Porque fazem com todo o prazer do mundo, viver para Cristo! Pois Cristo nos dá a vida eterna. Ex.: Pastor Pedro; Pastor Domiciano; Pastor Josué; são aquelas ferramentas usadas por Deus, pelas quais o Senhor edifica vidas e almas são resgatadas pelo poder do Espírito Santo. Sigamos exemplo de homens fiéis, não perfeitos, mais fieis! Moisés, Paulo, Noé, Jó, Timóteo, João...
                   ii.        Porque sabem que tem utilidade e vida eterna! (Jo.5:24 Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida. Jo.6:47;3:36; 6:24;Rm.8:1 Nenhuma condenação há)
3. OS LOUCOS QUE VÃO PARA O INFERNO: (Mt.5:22 Eu, porém, vos digo que qualquer que, sem motivo, se encolerizar contra seu irmão, será réu de juízo; e qualquer que disser a seu irmão: Raca, será réu do sinédrio; e qualquer que lhe disser: Louco, será réu do fogo do inferno.)
a)  Por desacreditarem nos profetas de Deus e confiarem nas suas riquezas: (Lc.12:20 Mas Deus lhe disse: Louco! esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será?) Onde está a sua salvação? Em você, seu carro, sua esposa, seu marido, seu emprego; ou em Jesus? Muitos membros de igrejas não têm certeza de Salvação. Isso é muito complicado! Numa visita que fiz essa semana, foi a uma pessoa batizada na igreja Batista, e quando conversava com essa pessoa, detectei que ela não tinha a certeza da salvação. Eu não acreditava muito nesse “lance” de que pessoas que estão nas igrejas “Batistas” não tem a certeza de Salvação. A partir desse momento então notei a necessidade de um estudo com tais pessoas, um estudo para conhecer em quem ela crê. Fiquei feliz de lembrar que aqui, a E.B.D. tem feito o seu papel: “Mostrando-nos quem é o Deus eu quem depositamos nossa fé!”
b)  Por desacreditarem da Palavra de Deus:
                     i.        O inferno é o lugar eterno deles: (Ap.20:15 E aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo.) Mas Deus não tem prazer em mandar alguém para o inferno, a salvação é para toda a humanidade! (1Tm.2:3-4 Porque isto é bom e agradável diante de Deus nosso Salvador, que quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade.)
a.   Você quer ir para lá?
                                                         i.    Lugar de tormento: Lc.16:28
                                                       ii.    Onde não há luz: 2Pd.2:4;Jd.6.
CONCLUSÃO:
COMO FAZER A VONTADE DE DEUS E NÃO IR PARA O INFERNO. Devemos primeiramente conhecer e receber o verdadeiro Cristo – não aquele “vendido” por aí – mas o verdadeiro messias que sofreu, foi humilhado, mas RESSUCITOU  e agora VIVE eternamente a destra do Pai e fez tudo isso por mim e pro você e para que tenhamos a vida em abundância (vida eterna), vivendo em novidade de vida!!!(1Ts.4:3 Porque esta é a vontade de Deus, a vossa santificação; que vos abstenhais da prostituição; 1Jo.2:17 E o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre.) sabemos que tudo o que há neste mundo hão de passar, mas a Palavra de Deus dura para sempre! O que tens preparado para o Senhor?
Deus nos dá a liberdade para escolhermos trabalhar pra ele ou não, mas tenha certeza de uma coisa: “Ele vai requerer suas obras um dia”. Como está escrito no livro de Tiago capítulo 2:20-22  Mas, ó homem vão, queres tu saber que a fé sem as obras é morta? Porventura o nosso pai Abraão não foi justificado pelas obras, quando ofereceu sobre o altar o seu filho Isaque? Bem vês que a fé cooperou com as suas obras, e que pelas obras a fé foi aperfeiçoada.
As obras justificam a fé! E como disse Spurgeon: “Me encontre no céu!” Que Deus nos abençoe!!!
Deus abençoe
Ricardo Hilário

Comentários

Postagens mais visitadas