UM OLHAR DIFERENCIADO

“Olhando para Jesus, autor e consumador da fé, o qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se à destra do trono de Deus.” (Hebreus 12:2)

Introdução: Primeiramente quero fazer uma pergunta a você, meu prezado amigo, irmão ou ilustre convidado: Você ama a Deus? O autor da epístola aos Hebreus estava falando nesse trecho de sua comunicação sobre os heróis da fé, sobre uma grande nuvem de testemunhas que nos observam e que direta ou indiretamente nos motiva a sermos melhores, a não desanimarmos e também a seguir em frente. Porém só podemos seguir em frente se tivermos um alvo, uma meta ou um objetivo.
O olhar diz muita coisa. O olhar nos dá a direção que nossa alma deseja seguir. 
Vale aqui abrir um parêntese e falar sobre a alma: Alma nada mais é que simplesmente nossos desejos, sentimentos e vontade própria. Fazer as coisas com a alma abrilhanta nossos trabalhos, projetos e vidas.
Precisamos olhar para nossos alvos e objetivos com a alma desejosa de ótimos resultados.
Voltando ao nosso assunto, o olhar para um alvo móvel é muito difícil.
O que seriam alvos móveis?
Tudo aquilo que não está firmado no chão. Espiritualmente falando, tudo que não provem de Cristo, se torna um alvo móvel, pois somente a verdadeira Rocha tem a firmeza necessária para nos firmar os passos, pensamentos, desejos, sentimentos, planos, metas e por que não falar de fé?
Quero destacar três pontos relevantes que nos despertam a olharmos firmemente para o Senhor Jesus.

1 – Porque Ele é o autor da fé. “autor e consumador da fé”

Você ama a Deus?

A. Que salva tanto judeus quanto gentios – Atos 20:21

Não devo anunciar um Cristo que morreu somente para um povo, pois a Palavra de Deus garante que o Senhor Jesus morreu para salvar todos os que nele crê, e isso se dá através da fé, uma fé comum (Tito 1:4 e Judas 3), que não nos cobra e nem nos exige sacrifício de tolo, pois o Senhor se fez sacrifício por nós, o sacrifício perfeito, que nos comprou com um alto preço! (1 Pedro 1:18-21)

B. Que nos purifica de todo pecado – 1 João 1:9

“Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça.”
Nossos pecados devem ser levados à Cristo na íntegra! Ele morreu para nos salvar e nos ligar a Deus, devolvendo nosso acesso livre com Deus, como foi no princípio!

C. Que nos purifica através do Espírito Santo – 1 Pedro 1:22

A purificação vem pela obediência à Palavra de Deus, pois seus caminhos são justos e verdadeiros. Seus caminhos nos fazem andar em amor fraternal, não fingido, amando-nos ardentemente com um coração puro. Deus é amor, e nada mais natural que os que estão n’Ele também andem em amor, pois andam em Deus. Parece redundante, mas isso deve ser uma verdade completa, se é que há meia verdade, na vida dos que amam a Deus.

Você ama a Deus?
Ande em amor!

2 – Porque Ele morreu por mim e por você. “suportou a cruz, desprezando a afronta” 

Você ama a Deus?
Ande em amor!

A. Humilhando-se e se fazendo homem – Filipenses 2:8

“E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz.”
Além de deixar a sua glória, ele se humilhou, passando pela morte mais vergonhosa dos tempos bíblicos. Na cruz Ele cravou a Lei mosaica e venceu o pecado. Lá na cruz, meu Senhor mostrou também a sua humanidade, pois Cristo é 100% homem e 100% Deus.

B. Para perdoar seu pecados – Mateus 9:6 e Marcos 2:7

“Ora, para que saibais que o Filho do homem tem na terra autoridade para perdoar pecados (disse então ao paralítico): Levanta-te, toma a tua cama, e vai para tua casa.”
“Ora, para que saibais que o Filho do homem tem na terra poder para perdoar pecados (disse ao paralítico),”
Cristo fez tudo isso por amor a ti e a mim! O Senhor quer perdoar seus pecados, não importam quais sejam, Ele simplesmente está a estender os braços pra ti, com um gesto de amor e querendo te abraçar como um pai abraça um filho.
Para receber esse perdão, você precisa pedir o Seu perdão (Romanos 10:9 – “A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo.”). 
Aceite esse sacrifício de amor, feito por ti! Não saia daqui sem tomar essa decisão.
Amanhã pode ser muito tarde e essa simples decisão pode te dar o “passaporte” para entrar nas mansões celestiais. Não seja ingrato para com Cristo, seja grato e reconheça que Ele te amou e você quer recebe-Lo como seu Salvador.

C. Para dar vida em abundância – Romanos 5:17

“Porque, se pela ofensa de um só, a morte reinou por esse, muito mais os que recebem a abundância da graça, e do dom da justiça, reinarão em vida por um só, Jesus Cristo.”
Vida é o que todos querem. Uma vida boa para o homem natural consiste em muito dinheiro, saúde, tranquilidade e uma boa família. Porém, a vida que Cristo quer te dar, é uma vida diferente do que se vê. É a vida eterna! Tente imaginar qual o destino da tua alma depois que você morrer. Ele quer te dar vida em abundância, ou seja, vida que jamais se acaba, vida que jamais perderá, ou seja, vida eterna com Ele na glória.

Você ama a Deus?
Ande em amor! Aceite o Seu sacrifício de amor!

3 – Porque Ele está à direita do trono de Deus. “e assentou-se à destra do trono de Deus.”

Você ama a Deus?
Ande em amor! Aceite o Seu sacrifício de amor!

A. Para mostrar a Sua realeza – Jeremias 10:7, Apocalipse 1:4 e Hebreus 4:16

“Quem não te temeria a ti, ó Rei das nações? Pois isto só a ti pertence; porquanto entre todos os sábios das nações, e em todo o seu reino, ninguém há semelhante a ti.”
“João, às sete igrejas que estão na Ásia: Graça e paz seja convosco da parte daquele que é, e que era, e que há de vir, e da dos sete espíritos que estão diante do seu trono;”
“Cheguemos, pois, com confiança ao trono da graça, para que possamos alcançar misericórdia e achar graça, a fim de sermos ajudados em tempo oportuno.”
Como Rei, ele tem muito poder. Ele pode todas as coisas e todas as coisas estão debaixo de Seus pés (Mateus 5:35 – “Nem pela terra, porque é o escabelo de seus pés; nem por Jerusalém, porque é a cidade do grande Rei;”).
Esse é o Senhor que te chama para um olhar diferente.

B. Para mostrar que Ele é Deus – João 10:30

“Eu e o Pai somos um.”
Como o Senhor é Deus, ele merece toda a reverencia e louvor! (Salmos 145:3 “Grande é o Senhor, e muito digno de louvor, e a sua grandeza inexcrutável.”). Não há como fugir de tão grande amor, não há como nos separar do amor de Deus que está em Jesus Cristo o Senhor (Romanos 8:38, 39 – “Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir, nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor.”)

C. Para nos fazer mais do que vencedores – Romanos 8:37

“Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou.”
Ser vencedor é muito prazeroso e quem dirá ser mais do que vencedor?
Só podem ser mais do que vencedores os que receberam Jesus Cristo como Senhor e Salvador, o verdadeiro Senhor. O Caminho, a Verdade e a Vida (João 14:6 – “Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.”). E quando recebemos Ele como Senhor e Salvador, logo estamos nEle e conhecemos a Verdade (1 João 5:20 – “E sabemos que já o Filho de Deus é vindo, e nos deu entendimento para conhecermos o que é verdadeiro; e no que é verdadeiro estamos, isto é, em seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna.”)

Você ama a Deus?
Ande em amor! Aceite o Seu sacrifício de amor! Seja mais do que vencedor!

Conclusão e Aplicação: Devemos nos atentar para as Palavras de Deus (Hebreus 2:1-4), pois Deus não fala mais através de outra fonte, senão Cristo, o qual deixou todas as coisas que necessitamos fazer em Sua Palavra, ou seja, a Bíblia.
Não existe sonho, visão e nem correntes capazes de substituir o poder (“dinamus”) da Palavra de Deus! (Romanos 1:16 “Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego.”)
Muito me entristece a inocência de muitas pessoas que creem em amuletos, manias, simpatias e “correntes abençoadas”. No final da década de 90, onde houve o grande “bum” da comunicação através de correio eletrônico, mais conhecido como “e-mail”, haviam muitas correntes e ainda restaram algumas nas quais os criadores inventam promessas e simpatias aos que lêem e propagam as mensagens. Hoje a onda é o WhatsApp. Amados, muito cuidado com as coisas que se veem por ai, principalmente o que é relacionado com o nome de Deus, pois muitas pessoas se apropriam de promessas que Ele não fez e de coisas que Ele jamais fará, por causa de sua imutabilidade.
Que você possa enxergar apenas um alvo, apenas um objetivo, apenas um caminho, apenas uma fonte de revelação. Cuidado com as emoções e experiências!
O Senhor Jesus é o autor da fé, que morreu para te dar vida eterna e que está a direita de Deus Pai com majestade.

Você ama a Deus?
Ande em amor! Aceite o Seu sacrifício de amor! Seja mais do que vencedor! Fique atento ao meio que o Senhor pode falar a você, A BÍBLIA!

Que o Senhor te Abençoe.
Ricardo Hilário

Comentários

Postagens mais visitadas