FAMÍLIA - CONFLITOS CONJUGAIS


"Vós sois o sal da terra; e se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta senão para se lançar fora, e ser pisado pelos homens. Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte; Nem se acende a candeia e se coloca debaixo do alqueire, mas no velador, e dá luz a todos que estão na casa. Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus." 
Mateus 5.13-16

Muitos dos conflitos conjugais resultam de uma vida cujo propósito de vida é agradar a si mesmo e não ao Senhor. Tais conflitos poder ser resolvidos e, quando tratados biblicamente, são verdadeiras oportunidades para o crescimento espiritual.
No texto de Mateus 5.13-16 encontramos algumas coisas importantes:
1º Quando um casal não dá gosto à sociedade, não está cumprindo com o motivo da união. Neste caso, não serve de referência para ninguém! - "e se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta senão para se lançar fora, e ser pisado pelos homens."
 2º O relacionamento de cristãos é visado e as pessoas estão prontas para ver falhar e qualidades. - "não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte;"
 3º Quando há a Luz de Cristo no relacionamento, a descendência é abençoada. - "e dá luz a todos que estão na casa."
 4º Mas tudo o que o casal fizer, deve ser única e exclusivamente para glorificar a Deus. Isso feito, as bênçãos gloriosas do Eterno cairão sobre a família! Com bom testemunho chegamos longe!!! - "Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus."

Veja o vídeo a seguir e note que o pensamento em si próprio só trás malefícios para o casal.

A seguir, vamos ver os motivos dos conflitos e o que os cônjuges devem fazer diante deles.

1º Se o propósito de vida for a satisfação pessoal, cada cônjuge culpará o outro pelos problemas e dificuldades, embora ambos estejam pecando.
  •  Todas as vezes que penso em mim, sou movido pela autopiedade e o problema está sempre nos outros;
  • O "Jogo do matrimônio" é um "jogo" em equipe e não individual.
2º Quando o casal tem como propósito de vida pessoal, a tendência será resolver os conflitos conjugais à maneira do homem.
  •  Comprometendo princípios bíblicos para resolver os conflitos;
  • Procurando fazer trocas e barganhas para conseguirem o que querem;
  • Buscando e esperando encontrar satisfação em outra pessoa ou em outro lugar.
3º Deus deseja que os problemas conjugais sejam resolvidos para o bem dos cônjuges, à medida que cada um deles procura agradar ao Senhor no relacionamento conjugal.
  •  Deus ordena que o cônjuge crente O ame (Mateus 22.37-38) w obedeça a Sua Palavra (Lucas 6.46-49; João 14.15; I João 5.3 e II João 6);
  • Se um crente considerar o seu cônjuge superior a si mesmo, ele lidará com todas as dificuldades se modo agradável ao Senhor. O resultado será uma unidade crescente de mente e proósito, enquanto ambos são encorajados em Cristo (Filipenses 2.1-4).
 
4º Os cônjuges devem se aproximar mais de Deus, especialmente em épocas de conflito.
  • À medida que ambos os cônjuges crentes se aproximam individualmente de Deus Pai, pelo Senhor Jesus Cristo, eles se aproximam um do outro;
  • Ainda que apenas um cônjuge se aproxime de Deus, esta comunhão é o melhor incentivo para conduzir o outro cônjuge ao Senhor.
 A competição na família é capaz de destruí-la. A sociedade nos impõe o ritimo de sermos capitalistas e esquecermos do valor da família.
A chave de tudo é a motivação de agradar ao Senhor em primeiro lugar.

Mensagem baseada no livro “Autoconfrontação” de John C. Broger

Abaixo slide que usei na mensagem.

Que Deus abençoe!
Ricardo Hilário

Comentários

Postagens mais visitadas