SÉRIE: GRANDES ENSINOS, GRANDES DECISÕES

Tema: G.P.S. – Grande, Poderoso e Santo
Texto: ”Na vereda da justiça está a vida, e no caminho da sua carreira não há morte.” Provérbios 12.28
Introdução: A sigla GPS significa, em inglês, Global  Positioning System, ou, em português, Sistema Global de Posicionamento. O GPS é o principal sistema de localização e navegação utilizado atualmente no mundo, seja para tarefas corriqueiras, como dirigir pelas maiores cidades do mundo, ou para levar ajuda a pessoas afetadas por desastres naturais.
O GPS é baseado em um sistema de 24 satélites americanos, que conseguem observar todos os pontos do planeta. Esses satélites enviam sinais para transmissores na Terra, que triangulam os dados e os repassam para os receptores, que podem ser comprados em muitos estabelecimentos comerciais.
Esse tipo de serviço civil é oferecido de graça, mas o GPS é um dos sustentáculos do aparato militar norte-americano, sendo usado em todas as operações das Forças Armadas do país.
O homem sempre necessitou de direcionamentos. Desde o Éden, Deus criou o “primeiro GPS” (Gn2.4-17). Durante o tempo, os mapas foram mudando... no tempo antigo era somente a região da Europa e África; o homem foi se espalhando em busca de riquezas e poder e chegou até as Américas;
No decorrer da história os homens se guiaram e se guiam por vários meios. A necessidade de direção é relevante e com Deus não é diferente.
No mundo, quanto maior a tecnologia melhor e a chance de se perder é menor. No âmbito espiritual quanto maior o “deus” melhor.
Quero apresentar o mais avançado sistema de navegação e sempre atualizado e confiável “sistema” em três etapas.

G – Grande. O meu Deus é Grande!
“Não te espantes diante deles; porque o Senhor teu Deus está no meio de ti, Deus grande e terrível.”Deut7.21
Quando meu Deus está no controle da direção de minha vida, tenho certeza que não me perderei e nenhum mau acontecerá comigo, pois Grande é o Senhor! Os meus inimigos são microorganismos perto da grandeza de meu Mestre.

P – Poderoso. O meu Deus é Poderoso!
“SENDO, pois, Abrão da idade de noventa e nove anos, apareceu o Senhor a Abrão, e disse-lhe: Eu sou o Deus Todo-Poderoso, anda em minha presença e sê perfeito.” Gn17.1
“E da sua boca saía uma aguda espada, para ferir com ela as nações; e ele as regerá com vara de ferro; e ele mesmo é o que pisa o lagar do vinho do furor e da ira do Deus Todo-Poderoso.” Apo19.15
O meu Deus é o Todo-Poderoso desde Eternidade à Eternidade! A Bíblia apresenta esse Deus de capa a capa como Poderoso. Com um “Sistema” assim, como vou me perder? Quando ando com Deus, sinto o Seu poder e vejo a Sua glória em tudo o que há. Assim como me guio por um mapa, devo ser guiado por Ele.

S – Santo. O meu Deus é Santo!
“E os quatro animais tinham, cada um de per si, seis asas, e ao redor, e por dentro, estavam cheios de olhos; e não descansam nem de dia nem de noite, dizendo: Santo, Santo, Santo, é o Senhor Deus, o Todo-Poderoso, que era, e que é, e que há de vir.” Apo4.8
“E ao anjo da igreja que está em Filadélfia escreve: Isto diz o que é santo, o que é verdadeiro, o que tem a chave de Davi; o que abre, e ninguém fecha; e fecha, e ninguém abre:” Apo3.7
O meu Deus é Santo e não tem comunhão com o pecado. Ele me vê em Cristo, pois uma vez fui lavado pelo sangue do Cordeiro. Quando fui coberto pelo sangue de Cristo, nenhum tipo de pecado pode tirar a vida eterna de mim; eu sou de Deus, fui ao Cristo e Ele me promete: “Todo o que o Pai me dá virá a mim; e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora.” Jo6.37 “Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus.” Jo3.18
Quando acompanho um Deus Santo, a tendência é que meu ser é santo, busco coisas santas, me guio por coisas santas e logo não me perco na maldade desse mundo, na maldade dos pensamentos dos homens maus.

Conclusão: “Ainda antes que houvesse dia, eu sou; e ninguém há que possa fazer escapar das minhas mãos; agindo eu, quem o impedirá?” Is43.13
Quando sou guiado pelo “G.P.S. Divino” posso descansar e saber que estou guardado na entrada e na saída, na ida e na volta, enfim, em todos os meu caminhos.
 Que Deus abençoe!
Ricardo Hilário

Comentários

Postagens mais visitadas