SEMÁFORO DA VIDA CRISTÃ.

O semáforo na Lei de Trânsito auxilia nos tráfegos rodoviários e até ferroviários. Cada cor representa uma ordem.
Amarelo: Atenção;
Vermelho: Pare; e
Verde: Livre.

Na vida cristã não é diferente.
Amarelo: Auto proteção
(Porque onde há inveja e espírito faccioso aí há perturbação e toda a obra perversa.” Tiago 3:16 eDE onde vêm as guerras e pelejas entre vós? Porventura não vêm disto, a saber, dos vossos deleites, que nos vossos membros guerreiam? Cobiçais, e nada tendes; matais, e sois invejosos, e nada podeis alcançar; combateis e guerreais, e nada tendes, porque não pedis. Pedis, e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites. Adúlteros e adúlteras, não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus. Ou cuidais vós que em vão diz a Escritura: O Espírito que em nós habita tem ciúmes? Antes, ele dá maior graça. Portanto diz: Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes.” Tiago 4:1-6).

Vermelho: Ira
("E as mulheres dançando e cantando se respondiam umas às outras, dizendo: Saul feriu os seus milhares, porém, Davi os seus dez milhares. Então Saul se indignou muito, e aquela palavra pareceu mal aos seus olhos, e disse: Dez milhares deram a Davi, e a mim somente milhares; na verdade, que lhe falta, senão só o reino? E, desde aquele dia em diante, Saul tinha Davi em suspeita. E aconteceu no outro dia, que o mau espírito da parte de Deus se apoderou de Saul, e profetizava no meio da casa; e Davi tocava a harpa com a sua mão, como nos outros dias; Saul, porém, tinha na mão uma lança. E Saul atirou com a lança, dizendo: Encravarei a Davi na parede. Porém Davi se desviou dele por duas vezes. E temia Saul a Davi, porque o Senhor era com ele e se tinha retirado de Saul." 1Samuel 18:7-12).

Verde: Sabedoria de Deus
("Quem dentre vós é sábio e entendido? Mostre pelo seu bom trato as suas obras em mansidão de sabedoria. Mas, se tendes amarga inveja, e sentimento faccioso em vosso coração, não vos glorieis, nem mintais contra a verdade. Essa não é a sabedoria que vem do alto, mas é terrena, animal e diabólica. Porque onde há inveja e espírito faccioso aí há perturbação e toda a obra perversa. Mas a sabedoria que do alto vem é, primeiramente pura, depois pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade, e sem hipocrisia. Ora, o fruto da justiça semeia-se na paz, para os que exercitam a paz. DE onde vêm as guerras e pelejas entre vós? Porventura não vêm disto, a saber, dos vossos deleites, que nos vossos membros guerreiam?" Tiago 3:13 a 4:1).

Precisamos permitir que Deus produza em nós um espírito e uma sabedoria que seja:
Pura: Romanos 14:17 – É o desejo de Deus;
Pacífica: Um coração que está em paz com Deus, deseja paz com os outros;
Gentil: É o auto controle firmado na misericórdia;
Pronta a ceder: Em coisas que edificam o corpo de Cristo;
Cheia de misericórdia e bons frutos: Fazer o bem;
Sem parcialidade: Sem dar esperando em troca;
Sem hipocrisia: Um coração com sabedoria do alto não é hipócrita. Dá com alegria.

Este é o caminho de paz que Cristo seguiu quando ele confrontava os Fariseus. Não podemos forçar isto aos outros, mas podemos usar isto para avaliar o nosso próprio relacionamento com Aquele que deseja ajudar-nos a fazer a nossa parte em promover a paz.
Ao primeiro sinal de conflito, a luz verde de Tiago 3:17 é o “sinal” a seguir.

Que Deus abençoe!
Ricardo Hilário.

Comentários

Postagens mais visitadas