sábado, 27 de novembro de 2010

CIRCUNCISÃO DA ALMA.

"Alguns indivíduos que desceram da Judéia ensinavam aos irmãos: Se não vos circuncidares segundo o costume* de Moisés, não podeis ser salvos."
Atos 15.1
*grifo meu.

A circuncisão é uma operação cirúrgica que consiste na remoção do prepúcio no órgão genital masculino. Foi uma aliança feita entre Deus e Abraão lá em Gênesis 17.10. Como sabemos, Abraão é o pai da nação de Israel, o pai da Fé, entre outros nomes dados a ele.
A Bíblia foi escrita em uma cultura judaica, isso não podemos descartar. No texto em análise (Atos 15.1) vemos a heresia por ignorância.
Em cada tempo Deus fez alianças com a humanidade; posso aqui citar algumas: Aliança com Moisés no Monte Sinai; Aliança com Noé (dilúvio); Aliança com Abraão (fazer uma grande Nação) e; a principal Aliança com o homem que foi a entrega de Seu Filho Jesus para nos salvar.
Cristo já havia morrido pelos pecados do mundo e consumando assim o plano de Deus para a Salvação. A Aliança estava em vigor quando aqueles indivíduos ensinavam sobre a circuncisão, um COSTUME judaico, aos gentios também; estavam, com esse ensinamento, limitando a graça de Deus e condicionando a Salvação aos fazeres humanos.
Imagino que os  crentes de Éfeso estavam com esse problema, pois Paulo precisou alertados quando a isso (Efésios 2.8-9); os Hebreus também eram crentes que tinham suas raízes muito profundas no judaísmo, por esse motivo o escritor aos Hebreus combateu tanto a respeito do cumprimento da Lei.
O homem não consegue compreender a Graça de Deus se não for pela fé e no Espírito Santo. 

Não há nada que possa me fazer ser salvo por Deus, se não for minha aceitação do sacrifício de Cristo na cruz por mim; só isso pode me fazer salvo. Nada do que eu fizer além disso garante a minha Salvação. Não há nada que eu possa fazer também, para que eu perca a Salvação por Cristo, pois estaria eu anulando o sacrifício de Cristo e expondo ele ao ridículo; ["É impossível, pois, que aqueles que uma vez foram iluminados, e provaram o dom celestial, (Dom de Deus é a Salvação - Efésios 2.8*) e se tornaram participantes do Espírito Santo, (ou seja, foi selado pelo Espírito Santo no momento da conversão*) e provaram a boa palavra de Deus e os poderes do mundo vindouro, e caíram, (pecaram*) sim, é impossível outra vez renovados para arrependimento, visto que, de novo, estão crucificando para si mesmos o Filho de Deus e expondo-o ao vitupério. (ridículo*)"] Hebreus 6.4-6. *Grifo meu.

Se você pecou, meu irmão, se você está triste pelo pecado cometido e acha que Deus não lhe quer mais, saiba que Ele está com Seus olhos sobre sua vida e pronto para lhe perdoar, pois não foi à toa que Ele deu Seus Filho amado para morrer por nós. Ele te ama e quer ver você sempre ao lado d'Ele!

Jesus é a nossa aliança com Deus e nossa alma foi circuncidada ao recebermos o Espírito Santo, pois assim como o sinal de Gênesis 17.11 de sinal de propriedade de Deus, assim é o Espírito Santo que habita em todo o salvo, que foi posto como um selo de propriedade exclusiva de Deus.

Que Deus abençoe!
Ricardo Hilário

Nenhum comentário:

Postar um comentário