"ESTÁ CONSUMADO"


“Então Jesus, depois de ter tomado o vinagre, disse: está consumado. E, inclinando a cabeça, entregou o espírito”.
(João 19:30)

 Jesus tinha uma obra a realizar. João 4:34; 5:36;

A VONTADE SOBERANA DE DEUS

 Mas o que Cristo veio concluir?
 Mais especificamente, a vontade de Deus teve de ser concluída em quatro áreas:
1. A EXPIAÇÃO – Hb. 10: 5 diz: “... um corpo me preparaste”. Isto era necessário para que houvesse expiação pelos nossos pecados. Teologicamente, isto se chama, “Expiação Substitutiva de Cristo”. Expiação = cobrir completamente.
Como podemos sabemos que a expiação de Cristo satisfez a Deus?
- O véu do templo se rasgou ao meio – Lc. 23:44,45)
- Deus o ressuscitou dos mortos;
- Cristo subiu aos céus.
2. AS ESCRITURAS – Todas as profecias a respeito de Cristo ditas no Antigo Testamento, foram cumpridas. – João 19:28-30;
3. A LEI – Mateus 5:17 – A lei que Deus deu ao seu povo, por meio de seu servo Moisés, é santa, justa e boa. Alguém dirá a você que para agradar a Deus, você deve cumprir a Lei. Impossível. A Lei não pode produzir justiça – nunca teve esse objetivo. Gl. 4:4-5. Com a morte de Cristo, a vontade de Deus concernente à expiação foi concluída, assim com sua vontade concernente às Escrituras e à Lei. Como resultado, somos levados a viver uma nova vida: a vida de liberdade no Espírito, em vez da vida de cativeiro sob a Lei.
4. O DIABO – Esta frase de Jesus selou de uma vez por todas a derrota de Satanás. Hb. 2:14,15. Até a morte de Cristo, o Diabo podia se gabar, orgulhoso, de seu domínio sobre a humanidade desamparada e sem esperança. Mas, por causa da morte de Cristo no Calvário, o Diabo “perdeu seu poder”, à medida que a morte de liberta “aqueles que durante toda a vida estiveram escravizados pelo medo da morte”.
 “Está consumado!”. A expiação foi completada. As Escrituras estão cumpridas. A Lei foi abolida. O Diabo foi derrotado. Ele ainda está ativo, é claro, mas sabe que está derrotado e condenado.
 O aspecto prático de tudo isso é muito simples. O homem não precisa fazer nada além do que Jesus já fez. Não podemos acrescentar nada à morte de Cristo. Lembre-se do que Ele disse: “Está Consumado“.


Aula com texto baseado no livro "As trevas e o amanhecer" de Charles R. Swindoll.

Comentários

Postagens mais visitadas