UM MODELO DE ORAÇÃO 2.

Deus abençoando, condicionalmente.
1Reis 9:3-7; 2Crônicas 7:12-20

Vimos que a oração de Salomão continha 7 pedidos inteiramente distintos:
1. A contínua presença e proteção de Deus;
2. Condenação dos perversos e a justificação do justo;
3. Livramento das mãos dos inimigos, sob confissão de pecado;
4. Socorro divino em dias de calamidade;
5. Ajuda divina para o estrangeiro piedoso;
6.Vitórias nas batalhas futuras;
7. Perdão para a nação.

Sabemos que Salomão fez essa oração com fé e convicção. Assim como Salomão, devemos fazer... devemos saber o que Deus pode fazer por nós e o quanto precisamos de sua Graça.
A Graça sempre foi manifestada para com a humanidade. Deus sempre “mandou” que os homens seguissem os seus mandamentos. Não que Ele dependa de nós, mas Ele quer a obediência nossa. Deus dá a Salvação à todo o que crê em Jesus como seu Salvador, mas as bênçãos materiais vêm, se nós fizermos a vontade do Pai. Veremos agora, o que o Senhor disse a Salomão e as condições impostas por Ele.
- “Ouvi a tua oração” v.12a por que Deus ouviu? Porque a oração foi feita buscando os interesses de Deus. O que você está pedindo, vai glorificar a Deus? Vai servir para a obra de Deus?
- “escolhi para mim este lugar para casa de sacrifícios” v.12b essa era a vontade de Deus em sua promessa e Salomão entendia isso e era o seu real sentido. Deus escolheu você como casa d’Ele, o templo do Espírito Santo, para que seja glorificado o nome de Jesus através dos nossos sacrifícios de louvor (Hb13:15;Sl116:17)
- em outras palavras “se Eu mandar provações e o meu povo clamar pelo meu nome, convertendo-se dos maus caminhos, eu os abençoarei” v.13,14 Deus quer q o seu povo o busque sem cessar.1Tss.5:17. Aqui no trecho em destaque, é em primeiro plano para Israel, mas podemos aplicar para nós hoje.
- “Agora estarão abertos os meus olhos e atentos os meus ouvidos à oração deste lugar.” V.15 Deus santificou o templo dedicado a Ele por Salomão. Hoje,eu devo dedicar a minha vida para Deus e Ele ouvirá a minha oração!
- “Porque agora escolhi e santifiquei esta casa, para que o meu nome esteja nela perpetuamente; e nela estarão fixos os meus olhos e o meu coração todos os dias.” V.16 Deus escolheu aquele templo. Ele nos escolheu também: Isa43:10; Jo15:16,19.
- em outras palavras “é importante me obedecer e andar nos meus caminhos, para que eu continue te abençoando” v.17-20. Essas palavras podem ser empregadas nas nossas vidas... “...e farei com que seja por provérbio e motejo entre todos os povos.” Ou seja: uma zombaria notória, onde todos vão escarnecer (“zoar”).

Devemos fazer como Salomão. Ir com convicção até à presença do Senhor, conhecendo as promessas e termos fé de que Ele irá nos responder, pois o que pedimos é para glorificar a Ele, ser empregado no Seu reino, para ser uma benção para mim e também para meus irmãos.

Deus abençoe!
Ricardo Hilário

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas