O QUE É AMOR...

João 21:12-17

Jesus pergunta à Pedro três vezes se ele o ama; Jesus pergunta três vezes porque Pedro não respondeu a pergunta feita; ele “desconversou” de certa forma.
Isso me gerou uma curiosidade muito grande; por que Jesus pergunta por três vezes? A princípio pensava que era uma simples questão em que Jesus queria ter certeza do amor de Pedro e nada mais.
Mas algo de muito valor Deus quer nos mostrar neste trecho da Palavra.
Notamos que Jesus pergunta para Pedro se ele o ama; nas duas primeiras vezes a palavra, no grego, é “Agapao” e na terceira vez, a palavra é “Filéo”.
Pedro no entanto, responde as três vezes com o termo “Filéo”; o que nos interessa isto?

Primeiramente vamos entender o que significa as palavras em grego (na língua original do Novo Testamento).
“Agapao” => “Ágape” => amor mais elevado, intelectual, mais profundo, o amor em que Deus nos ama, amor incondicional.
“Filéo” => “Filléos” => Ter simpatia, amor de amigos, fraterno.
Há também mais uma palavra que é usada para o amor: “Érus” => Amor de homem para com a mulher, ou seja, atração sexual ou amor erótico.

Jesus usa a palavra que indica o amor mais elevado, intelectual, enquanto Pedro replica com a declaração da afeição pessoal.

Exemplo: Em nossos trabalhos, temos sempre alguém a prestar contas; esta pessoa nos delega algo a fazer e consequentemente nos cobra logo quando o prazo para fazer tal tarefa se esgota ou até mesmo antes. Suponhamos que esta tarefa seja apagar todas as luzes de um galpão da empresa, e por um descuido, você acaba deixando algumas lâmpadas sem apagar e ele vem lhe perguntando: Você executou o serviço? - Sabe o que é, estou acabando de apagar as luzes mas ouve problemas, mas estou terminando. (?). O seu “chefe” quer ouvir de você que o serviço está executado e não desculpas. Ele perguntou uma coisa a você e você respondeu outra. Ele quer ter certeza de que deu a tarefa a você e que não terá problemas posteriores.

1. Como estamos respondendo a Deus?

Deus está lhe dando algo em suas mãos hoje e lhe pedirá contas “naquele dia” e o que tens para apresentar? “Cada um dará conta de si mesmo” é o que a Palavra nos diz!

a) “Senhor, eu tenho amizade por ti!”
b) ”Senhor, estou fazendo o que mandaste, mas...” (Com condicionais)
c) “Sabe, Senhor, houve uns contratempos, mas estou executando o que me mandaste e logo terminarei” (Com desculpas).

• É isto que Deus quer de nós?

2. O que Deus quer ouvir de nós?

Quando Deus dá algo para alguém fazer, é Ele quem capacita! “Quando Deus escolhe alguém, Ele mesmo faz...”

a) “Eis-me aqui, Senhor, usa-me”
b) “Senhor, tenho muito prazer em fazer o que me deste a fazer”
c) “Senhor sou fraco e dependente de ti, me capacita e me fortaleça a fazer tudo quanto quiserdes”

• Será que estamos respondendo como Deus quer ouvir?

3. Devemos estar atentos à voz de Deus.

a) Deus é amor. I Jo. 4:7-21
b) Não devemos amar o mundo. I Jo. 2:15-17
c) O amor é soberano, sem ele nada podemos fazer. I Co.13.

Em todos estes trechos da Palavra, é usada a palavra “Ágape”, portanto, Deus nos fala em amor mais profundo e quem fala de simpatia é o homem... Deus nos fala pra amarmos com amor mais profundo (“ágape”), mas nós, muitas vezes não somos sensíveis a ponto de tal amor e como na tradução (feita por homens) generalizamos o “amor”.

Aplicação.
Imagine um casal (casados há certo tempo) no qual o homem resolve perguntar a esposa e vice versa, se ela o ama, ela responde que tem simpatia por ele... como fica o relacionamento?
Muitas pessoas, senão todos nós, ficaríamos chateados com tal situação. Mas Jesus mesmo sabendo que Pedro tinha simpatia por Ele, rebaixa-se ao ponto de perguntar se Pedro tinha simpatia para com Ele, para ouvir a resposta devida à pergunta feita.
Deus, tem muita misericórdia de nós e muitas vazes nos pergunta se o amamos e respondemos a Ele que temos simpatia. Ele não fica chateado; ama-nos tanto que até chega ao nosso nível para ouvir a resposta certa à pergunta.
Devemos amar a Deus sobre todas as coisas e a Ele dar toda honra, louvor e oferecer nossas vidas em sacrifício... devemos renunciar muitas coisas que nos impedem de dizer a Deus que amamos a Ele...

“Quando Ele escolhe alguém, bom é obedecer...”

Sempre gosto de citar a frase: “Deus não escolhe capacitados, Ele capacita os escolhidos”. E se você pensa 2que não tem capacitação para fazer a obra de Deus, tenha certeza, Deus tem um chamado pra você, um chamado muito especial!!! Ao qual você deve obedecê-lo e não temer coisa alguma... coloque Deus a frente de tudo e verás que as portar se abrirão para você; se preciso, Deus vai fazer você andar por sobre as águas e lhe dará a vitória.

“Confia em Deus e Ele tudo fará por você”. É só confiar na proteção divina e ter certeza de que Ele está na frente, abrindo o caminho e o guiando em meio as densas trevas do mundo!

Que Deus abençoe!
Ricardo Hilário

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas