OS SEMEADORES SÃO DIVERSOS!

Lucas 8:1-15

Para quem mora na roça, é fácil entender o que é semear... Já se diz um dito popular: “Quem planta colhe.” Em Gênesis 6:7 diz: “Não erreis; Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso, também, ceifará.” O Senhor Jesus estava, mais uma vez usando exemplos do cotidiano para ensinar através de mais uma parábola.
Quero aqui, usar do mesmo artifício para passar o recado que Deus quer passar a nós.
Lembre-se daqueles desenhos infantis, onde há no meio de decisões, dois personagens em torno da cabeça do personagem (um anjinho e um anjinho). Um sempre incentivando para o bem e outro para o mal.
Existem alguns tipos de semeadores e quero deixar alguns exemplos.

1. Que semeia a semente do mal. – Prov. 22:8a “O que semear a perversidade segará males” – Vamos dar um nome às vozes que falam com você a cada momento de sua vida: “O quarteto de Satanás.”
Assim como aquela semente que caiu sobre a pedra, deve ser seu coração para essas sementes que vem a seguir...
a) Peques mais! Quantas vezes você se viu em situação que as coisas acontecem de forma estranha e que causa um incentivo de pecar mais... quantas vezes você num ato de pecado não teve o pensamento: “Isso é bom de mais, não vou parar...”
Quero dizer aqui, que o ato do pecado pode ser muito gostoso, mas quero que preste bastante atenção, pois vamos abordar as conseqüências ainda nesta mensagem... você pode estar dando ouvidos a essa voz mansa e aveludada: “peques mais!”
b) Não tem problema! Não vai haver conseqüências para você. Pense em situações em que você já teve de passar, onde ninguém pudesse te ver e é a hora que essa voz vem a você e diz: "Não tem problema! Não vai haver conseqüências para você.” Ai você se encoraja e diz em seu coração: “Vou pecar mais uma vez, quem sabe amanhã eu paro, ninguém está vendo mesmo!”. Prezado, quero lhe dizer que o caráter do ser humano é medido por aquilo que ele faz, quando ninguém está olhando. Pergunto: O que você faz quando está sozinho?

2. Que semeia a semente da indiferença. Assim como aqueles espinhos, deve ser o seu coração para com as próximas sementes... Outra canção este quarteto vem cantar a você: “Seja indiferente” a outra voz te diz:
a) Pra que isso? Muitas vezes, você está lutando para não ouvir as vozes anteriores, e vem a terceira e diz isso a você e te deixa balançado, pois você nem sabe o motivo de estar querendo fazer coisas boas. E você dá ouvidos a ela e pensa: “É, realmente, pra que estou fazendo isso, se posso continuar fazendo o que a minha carne deseja?” Para que ler a Bíblia? Para que orar? Para que ouvir os pais? Para que esperar o melhor para mim? Para que ouvir a voz de Deus? Para que ir a igreja? Para que estudar?
b) Tanto faz... Essa é a voz que mais fala sutil e tem levado crentes a mornidão de estilo e indiferença ministerial neste presente século. Tanto faz, se você é ou não um crente fervoroso; tanto faz se você é um crente desleixado; tanto faz, ir no caminho de Deus... Ela te fala: "Tanto faz, você fazer ou não o bem, pois outro pode fazer para você..." Lembro-me da história de dois garotos que estavam com tarefas a executar para a mãe, mas na hora de limpar o banheiro, ambos pensarem: tanto faz eu ir ou não, pois se eu não for, meu irmão vai.cada um estava em um cômodo da casa e ambos estavam ouvindo o som da vassoura esfregando o chão. Um ficou pensando que era o outro, mas quando acabaram se cruzando na casa, viram que era a própria mãe que estava lavando o banheiro.

Quero dizer que, se der ouvidos a qualquer dessas vozes, certamente estará perdido, pois uma puxa a outra e para escapar delas, é muito difícil. Somente através do poder do Espírito Santo é que poderá escapar da cilada dessas vozes, muitas vezes mansas, aveludadas e ótimas de ouvir...

3. Que semeia a semente do bem. Assim como aquela terra fértil, deve ser o seu coração, para receber essas novas sementes... Para começar essa voz, quero que saiba que a Palavra de Deus deixa claro que todos são pecadores (Romanos 3:23), logo eu e você somos pecadores e precisamos nos arrepender dos nossos pecados, afim de receber perdão divino. Se não haver o arrependimento, logo não poderá dar ouvidos à voz do bem!
a) Faça o bem! Há um ditado que diz: faça o bem, sem olhar a quem. Deus fala a você em Gálatas 5:14 “Porque toda a lei se cumpre numa só palavra, nesta: Amarás ao teu próximo, como a ti mesmo” . Se você ama o teu próximo como a ti, você não vai querer fazer o mau à ele. Você gosta de ser assaltado? De ser enganado? De ser discriminado? Que mintam a você? Então pratique o bem e serás bem sucedido!
b) Encontre o Bem: Quero mostrar que assim como aquela terra boa recebeu a boa semente, é o seu coração essa noite, pronto para receber a boa semente e encontrar o “bem” crescendo em sua vida!
b1) Caminho. Muitas pessoas buscam caminhos diversos para chegar até Deus, mas quero deixar claro que só existe um caminho para chegar até Deus. Esse caminho se abriu, logo quando numa cruz, houve derramamento de sangue e ao terceiro dia o túmulo ficou vazio! Jesus disse que “eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida, ninguém vem ao Pai senão por mim”. João 14:6. Quero dizer para você ouvir essa voz que clama e te chama, meu amado, para te levar ao encontro do nosso Deus, o único Deus, Criador dos céus e da terra!!! Jesus é o ÚNICO caminho! ENCONTRE O BEM!
b2) Ressurreição. O bem que estou apresentando para você, é a própria ressurreição! Quero te dizer que mesmo morto em seus pecados, Ele te dá vida; é só você dizer em seu coração que quer esse Jesus em sua vida e Ele vai te ressuscitar do lamaçal que é o pecado.
b3) O Salvador! Quando você está em apuros, logo pede por ajuda e socorro. Quero dar um exemplo: Uma criança, geralmente quando se vê em perigo pede por “socorro!”. Estava eu com as crianças da igreja numa sala. Logo quis colocar medo nelas: Apaguei as luzes e comecei a gritar como se fosse um "monstro" e logo algumas crianças começaram a gritar por socorro!!! Assim é a nossa alma, uma criança que nas claras não tem medo (com Jesus), mas quando estão rodeadas de escuridão (pecado), logo ficam vulneráveis e qualquer barulho a assusta. Jesus Cristo veio salvar o mundo e não condenar (João 3:17).


Não dê ouvidos aos semeadores do mal! Deixe a sua terra (mente e coração) produtiva. Não fique no meio dos espinhos e nem nos rochedos. Ouça a voz do bem! A Palavra de Deus diz em João 3:18-21 que quem crê no Filho de Deus não é condenado, mas quem não crê já ESTÁ condenado. Jesus é a luz; quem pratica o mal, detesta a Luz e não se aproxima dela, temendo que suas obras sejam manifestadas. (por que os casai gostam de se enamorar no escuro? Quando estão no escuro podem esconder muitas coisas, mas quando a luz se acende, dá para ver a bagunça!)
Se você pratica a verdade, certamente deve vir para a Luz, para que se veja claramente que as suas obras são realizadas por intermédio de Deus!

Encontre essa Luz hoje mesmo e deixe de andar nas trevas!!!

Que Deus abençoe!
Ricardo Hilário.

Comentários

Postagens mais visitadas