sexta-feira, 29 de maio de 2009

SHAVUOT (PENTECOSTE)

 Hoje é comemorado o Shavuot (festa de pentecoste) no calendário judaico.
Segue algumas informações...
Essa era a festa que estava acontecendo em Jerusalém, quando houve a descida do Espírito Santo (Atos 2:1-13)...

Shavuot (do hebraico: שבועות, "[sete] semanas" ) é o nome da festa judaica também conhecida como Festa das Colheitas ou Festa das Prímicias, celebrado no quinquagésimo dia do Sefirat Haômer. Devido a esta contagem, a festa é também chamada de Pentecostes.
OrigemO caráter festivo mais antigo de Shavuot é o de festa campestre.
No mês de Sivan (pelo calendário judaico) terminava a colheita de cereais e assim, dos próprios produtos que graças à proteção divina puderam ser extraídos do solo eram separadas as primícias como oferendas.
Nenhum cereal da nova colheita podia ser utilizava antes de 6 de Sivan (calendário judaico), data em que esse sacrifício se tornava efetivo. Por isso Shavuot se chama também Chag HaBicurím, festa das primícias {primeiras colheitas}.
Nos tempos do Templo, Shavuot assim como Pessach e Sucot se caracterizavam pelas peregrinações. Grandes grupos de agricultores afluíam de todas as províncias, e o país adquiria um aspecto animado e pitoresco.
Os peregrinos marchavam para Jerusalém, acompanhados durante todo o trajeto pelos alegres sons das flautas. Em cestos decorados com fitas e flores, cada qual conduzia sua oferenda: primícias do trigo, cevada, uvas, figos, romãs, azeitonas e mel, produtos que davam renome ao solo da Terra de Israel.
Chegados à Cidade Santa eram acolhidos com cânticos de boas vindas e penetravam no Templo, onde faziam a entrega de seus cestos ao sacerdote. A cerimônia se completava com hinos, toques de harpas e outros instrumentos musicais.
Daí evoluiu para uma festa caseira, com grande fartura de alimentos, com o intuito de comemorar uma boa colheita.
O Shavuot, também celebra a revelação da Torá ao povo de Israel, por volta de 1300 a.C. Nessa época ocorreu a libertação do povo judeu.
Nessa época a Torá foi revelada aos Judeus
Transcrito
Ricardo Hilário

3 comentários:

  1. OLÁ AMADO HILÁRIO ! FELIZ SHAVUOT - O QUE REALMENTE PECISO É QUE ME ESCLAREÇA SOBRE SEU PERFIL ......Sou um servo do Deus vivo, Criador da terra e céu! Salvo por intermédio do Salvador Jesus Cristo. Sou membro do Templo Batista da vila das Mercês, uma igreja que anucia Cristo vivo, o único caminho para o céu! Atualmente no apoio à Primeira Igreja Batista Bíblica em Jd. Perola II - Cid. Tiradentes - SP (Congregação do T.B.V.M.). "Que Ele cresça e eu diminua..."(João 3:30)
    SOBRE ESTA PARTE ONDE DIZ :- único caminho para o céu, BASEADO NA LUZ DAS ESCRITURAS, GOSTARIA QUE ME REVELASSE ONDE ESTÁ ESCRITO QUE NOSSA HERANÇA É O CEU, POR FAVOR ME PERDÕE, MAS TENHO QUE DESCOBRIR A VERDADE, POIS SOMENTE ATRAVÉZ DELA, E QUE CHEGAREI A LIBERDADE EM CRISTO.

    PRECISO DE UMA RESPOSTA, NÃO ME DESAMPARE!.....

    ResponderExcluir
  2. OLÁ AMADO HILÁRIO ! FELIZ SHAVUOT - O QUE REALMENTE PECISO É QUE ME ESCLAREÇA SOBRE SEU PERFIL ......Sou um servo do Deus vivo, Criador da terra e céu! Salvo por intermédio do Salvador Jesus Cristo. Sou membro do Templo Batista da vila das Mercês, uma igreja que anucia Cristo vivo, o único caminho para o céu! Atualmente no apoio à Primeira Igreja Batista Bíblica em Jd. Perola II - Cid. Tiradentes - SP (Congregação do T.B.V.M.). "Que Ele cresça e eu diminua..."(João 3:30)
    SOBRE ESTA PARTE ONDE DIZ :- único caminho para o céu, BASEADO NA LUZ DAS ESCRITURAS, GOSTARIA QUE ME REVELASSE ONDE ESTÁ ESCRITO QUE NOSSA HERANÇA É O CEU, POR FAVOR ME PERDÕE, MAS TENHO QUE DESCOBRIR A VERDADE, POIS SOMENTE ATRAVÉZ DELA, E QUE CHEGAREI A LIBERDADE EM CRISTO.

    PRECISO DE UMA RESPOSTA, NÃO ME DESAMPARE!.....

    ResponderExcluir
  3. Obrigado pelo privilégio e por ser um leitor.
    Respondendo a sua pergunta, tem outra postagem no Blog com o título: "O céu, o futuro da nossa glória". Foi postado no dia 1 de abril. Confira lá. Que Deus te abençoe!
    Qualquer coisa me mande um e-mail que terei o prazer de responder.
    Um amplexo.

    ResponderExcluir