quarta-feira, 4 de março de 2009

AINDA É POSSÍVEL OUVIR A VOZ DE DEUS!

Êxodo 19:5 - "Agora, pois, se diligentemente ouvirdes a minha voz e guardardes a minha aliança, então sereis a minha propriedade peculiar dentre todos os povos, porque toda a terra é minha."

O mundo está muito distante das coisas de Deus. Nestes dias em que há tantas coisas que desviam nossos pensamentos, fica mesmo difícil saber o que Deus tem a nos dizer. Mas podemos ouvir a voz do Senhor, se estivermos atentos à Sua palavra, e em comunhão com Ele. Uma das melhores maneiras de comungar com Deus é através da oração. Devemos conversar com nosso Pai Celestial, contar-lhe de nossas alegrais e pesares como se o fizéssemos ao nosso melhor amigo. “A oração é o abrir do coração como a um amigo”. Lendo e examinando as Escrituras (João 5:39) estamos ouvindo a voz de Deus, pois a Bíblia é a Sua palavra escrita (João 17:17; II Timóteo 3:16). Orando falamos a Deus; lendo a Bíblia Deus fala a nós – há uma comunhão perfeita! Devemos, como cristãos, testemunhar do amor que Deus manifestou para conosco ao ouvirmos Sua voz nas Escrituras Sagradas. Este passo é fundamental para nosso crescimento espiritual.
Conta-se uma história que um amigo levou um índio para passear no centro de São Paulo. Seus olhos não conseguiam acreditar na altura dos edifícios e ele mal conseguia acompanhar o ritmo frenético das pessoas indo e vindo. Ficava espantado com o barulho ensurdecedor das sirenes, dos automóveis e das pessoas falando em voz alta. De repente o índio falou:
- Estou ouvindo um grilo...
O amigo espantado retrucou: - Impossível ouvir um inseto tão pequeno nessa confusão!
O índio insistiu que ouvia o cantar de um grilo. Tomando o amigo pela mão, o levou até um canteiro de plantas. Afastando as folhas, apontou para o pequeno inseto.
- Mas, como? - Perguntou o amigo, ainda sem crer.
O índio lhe pediu algumas moedas, e então as jogou na calçada. Quando elas caíram e se ouviu o tilintar do metal, muita gente se voltou.
Então o indígena falou: - Escutei o grilo porque o meu ouvido está acostumado com este tipo de barulho. As pessoas aqui ouvem o dinheiro caindo no chão porque se acostumaram a reagir a esse tipo de estímulo.
Então, concluiu dizendo: - A gente ouve o que está acostumado ou treinado a ouvir.
Amados irmãos e amigos, ainda é possível ouvir a voz de Deus; e vamos ver algumas ocasiões em que Deus fala conosco.
1. MESMO EM MEIO AS DIFICULDADES
a) Lembra-se da dificuldade que Moisés tinha? (Então disse Moisés ao Senhor: Ah, meu Senhor! eu não sou homem eloqüente, nem de ontem nem de anteontem, nem ainda desde que tens falado ao teu servo; porque sou pesado de boca e pesado de língua.) Ex.4:10. A última dificuldade de Moisés. Deus não comete erros; Ele sabia do que Moisés era capaz. Deus disse: “Eu serei com a tua boca.” Acredita-se que Moisés era gago; mas Deus viu um servo fiel em Moisés e capacitou a ele. A ajuda veio, com a fraqueza de Moisés, Deus enviou a Arão como “profeta” de Moisés. Mas no desenrolar da história, entretanto, parece que Moisés, com coragem crescente, foi cada vez mais tomando o seu lugar de líder.
b) E Josué então? Estava em luto, mas Deus tinha o escolhido para ser líder em Israel para entrar na Terra prometida. (Moisés, meu servo, é morto; levanta-te, pois, agora, passa este Jordão, tu e todo este povo, à terra que eu dou aos filhos de Israel.) Jos.1:2. Certamente Josué se perguntava: “e agora, o que faremos? Sem Moisés não poderemos fazer nada.” Deus tem os Seus propósitos! Deus animou a Josué v.9 (Não to mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não temas, nem te espantes; porque o Senhor teu Deus é contigo, por onde quer que andares). Deus tem falado a você através da Sua palavra! Ele deixou exemplos de vida para que sigamos as coisas boas e não cometamos os erros...
Nas suas dificuldades e tristezas, Deus é contigo!!! Ouça a voz d’Ele e seja fiel!
2. MESMO VIVENDO NO SÉCULO XXI
Num mundo globalizado, onde tudo tem de ser expresso, urgente, muitas vezes Deus fica em segundo, terceiro, quarto... plano. Como tem andado a sua vida com o Senhor? Devocionais, você tem tido tempo de ler a Palavra de Deus? E a oração? Qual a freqüência em que conversa com o Pai?
Mesmo no século em que vivemos, Deus fala conosco: pela Palavra, pelos pregadores, circunstâncias... e acima de tudo, Jesus nos enviou o Consolador que está conosco em todo o tempo, o Espírito Santo.
Como você tem tratado a sua Bíblia? Certa vez, recebi um e-mail curioso. O mesmo dizia mais ou menos assim: “A Bíblia e o celular. Será que tratamos a Bíblia como a um celular? CELULAR: Não podemos sair de casa sem ele, se esquecemos voltamos logo para buscar. Se está sem bateria, mesmo sabendo que ninguém ligaria, ficamos curiosos pra saber se ninguém ligaria mesmo. E quando vamos para um lugar que não tem cobertura, então? BÍBLIA: Muitas vezes vamos às reuniões na Igreja e esquecemos ela (como pode esquecermos?), mas dificilmente voltamos para buscar, pois “eu leio junto com o meu irmão do lado”. Ela nunca fica sem bateria ou fora de área, Ela sempre está em conexão com o Dono Dela (Deus). Ela não falha!!!”
Essa é a nossa ferramenta principal no século em que vivemos, A BÍBLIA! DEUS NOS FALA MESMO EM NOSSA “CORRERIA” DO DIA A DIA, É SÓ PARAR E OUVIR!
3. MESMO ÀS VEZES NÃO PERCEBENDO, MAS ELE SEMPRE NOS FALA COM AMOR
Jó não sabia o porquê de tanta tribulação, mas ele permaneceu fiel! Deus tinha um plano, e ao final, abençoou Jó com o dobro de coisas que ele tinha no estado inicial. (Jó 42:10)
Deus usou de amor (porque Deus é amor), em tudo estava cuidando de Jó.
Deus nos ama de tal forma, que deu o Seu Filho Jesus Cristo para morrer pelos nossos pecados e nos tornar justos perante Ele.
João 3:16 diz que o amor de Deus foi tão grande, que o resultado desse amor também é grande, que é a Vida Eterna, por Cristo Jesus, nosso Senhor!
Muitas vezes, você tem passado desapercebido por essa benção, ou até mesmo tem essa benção mas não passa à outros.
Todo aquele que crer em Jesus, tem a vida Eterna! Jo.6:37 (Todo o que o Pai me dá virá a mim; e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora).
Meu amado irmão, amigo, se você ainda se pergunta: “Será que posso perder a salvação?”, Deus tem algumas “coisinhas” a lhe falar:
Jo.3:36 – “Aquele que crê no Filho tem a vida eterna; mas aquele que não crê no Filho não verá a vida, mas a ira de Deus sobre ele permanece.”
Jo.5:24 – “Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida.”
Jo.6:47 – “Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim tem a vida eterna.”
Jo.6:54 – “Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia.”

Amigo leitor, caros irmãos, neste mundo em que vivemos, a voz de Deus é pouco ou nada ouvida. A televisão, tem feito com que as pessoas não ‘tenham tempo’ de falar com Deus. Com isso, muitos ficam com o coração endurecido à voz do Pai. Na primeira carta de Paulo a Timóteo 4:1 e 2, lemos: “Ora, o Espírito afirma expressamente que, nos últimos tempos, alguns apostatarão da fé, por obedecerem a espíritos enganadores e a ensinos de demônios, pela hipocrisia dos que falam mentiras e que têm cauterizada a própria consciência” Dediquemos tempo a Deus; não permitamos que “outras vozes” falem mais alto ao nosso coração. O Espírito Santo quer nos guiar diariamente a fim de que possamos chegar até a eternidade; Deus prometeu que Ele estaria conosco: “E os teus ouvidos ouvirão a palavra do que está por detrás de ti, dizendo: Este é o caminho, andai nele, sem vos desviardes nem para a direita nem para a esquerda.” (Isaías 30:21)

“HAVENDO Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos nestes últimos dias pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de tudo, por quem fez também o mundo.” Hebreus 1:1,2
Que Deus abençoe!
Ricardo Hilário

Nenhum comentário:

Postar um comentário