PRECIOSIDADES DE UM SALMO

SALMO 23:4-5

Nem sempre paramos para pensar no que um simples Salmo pode ter de tão precioso para as nossas vidas.
No salmo 23 encontramos diversas bênçãos tais como: descanso, refrigério, restauração, orientação e coragem. Agora vamos nos atentar para mais 2 bênçãos que se mostra nesse Salmo tão rico.

1. O Senhor é meu Pastor; portanto, não me faltará CONSOLO.
“Tua vara e teu cajado me consolam” (vers.4)
Estamos vivendo em um mundo que não há o mínimo de consolo. Cada um se encontra tão atarefado, a cuidar de seus próprios males, que bem pouco tempo tem para cuidar dos males alheios. Este é um mundo solitário e sem amor.
É em face dessa situação que surge o Senhor Jesus para oferecer-Se a nós na qualidade de um Pastor de consolo e graça sustentadora, na hora da tristeza humana.
Jesus Cristo vem te consolar quando o sol se apaga e todas as estrelas desmaiam de seu céu de esperanças. Um dos ministérios desse Pastor é nos animar e dar consolo.
É justamente na hora de mais profunda tristeza que, com mais freqüência, descobrimos quão grandioso e sustentador é realmente o nosso Pastor, Jesus Cristo!
Isaías 43:1-3, o Senhor nos dá algumas garantias, na posição de consolador. Diz: “quando passares pelas águas ESTAREI CONTIGO, quando pelos rios, ELES NÃO TE SUBMERGIRÃO; quando passares pelo fogo, NÃO TE QUEIMARÁS, NEM CHAMA ARDERÁ EM TI. PORQUE EU SOU O SENHOR TEU DEUS, O SANTO DE ISRAEL, O TEU SALVADOR;”
Esses versículos não prometem que ficaremos livres das tristezas. Não garantem que os dilúvios e fogos da tristeza e da aflição não virão; mas garantem que quando vierem, o Pastor atravessará juntamente conosco, e providenciará para que os dilúvios não nos submerjam e para que as chamas não nos abrasem. Nos dias de Noé Ele provou estar à altura de Sua palavra, bem como nos dias dos três jovens hebreus. E até o presente continua provando estar à altura de Sua Palavra.
Em nossos tristes dias e experiências ficamos inclinados a sentir que Deus está tão ocupado, cuidando do universo, das pessoas que tem outros problemas e dificuldades, que não tem tempo de ouvir nossa humilde oração e súplica. O que o Senhor nos assegura e devemos confiar é que Ele sempre está conosco a nos guiar, amparar e proteger; em todos os momentos ele está conosco.
Deus é dono de todo o universo, inúmera as estrelas e tudo sustenta. É um Deus assim que deixou o Seu trono e veio na pessoa de Jesus Cristo libertar o homem da escravidão do pecado; é esse Deus, na pessoa de Jesus Cristo que, hoje, espera para poder penetrar diretamente no coração mesmo de tua tristeza e cura-la pelo toque de Sua mão traspassada pelo cravo. O Senhor é o meu Pastor, portanto, não me faltará consolo!

2. O Senhor é meu Pastor; portanto, não me faltará SUPRIMENTO
“Preparas uma mesa perante mim” (vers. 5)
A responsabilidade do pastor oriental é cuidar que as ovelhas sejam levadas a lugares onde há abundância de alimento e água. O pastor que frequentemente guia suas ovelhas a lugares onde “não possa preparar-lhes mesa à sua frente”, logo ficará sem rebanho ou sem emprego! A ovelha é incapaz de encontrar pastagem por si mesma. A pastagem tem que ser preparada pelo pastor. Como isso se parece com a nossa situação, nesse mundo sem pastos!
É nessa situação que aparece novamente o Senhor Jesus e Se oferece ao salvo como Pastor que sabe onde está o suprimento e como prepara-lo. Nosso Pastor traz, na largura de Seu peito, estas maravilhosas palavras de segurança: “Meu Deus suprirá todas as vossas necessidades, segundo suas riquezas em glória por Cristo Jesus”. Verdadeiramente, um dos nomes de nosso Deus é El Shaddai, cuja significação é “aquele que nutre”. É dele que recebemos nossa nutrição. É Aquele que, em Si mesmo, é o manancial de todo o nosso suprimento.
Muito progrediremos ao entendermos que a provisão de nosso querido Salvador para nós não é uma porção de “coisas”, mas é a Si mesmo.
Temos várias coisas que encontramos de suprimentos no Senhor Jesus:

CONCLUSÃO: No Senhor temos vida que nunca pode ser perdida; uma relação que nunca pode ser abalada; uma justiça que nunca pode ser mudada; uma aceitação que nunca pode ser posta em dúvida; um julgamento que nunca pode ser perdido; um advogado que não perde causa alguma; um título que nunca pode ser apagado, o título de salvo e cidadão do céu! Uma posição que nunca pode ser invalidada; um direito que nunca pode ser disputado; uma justificação que nunca pode ser revertida; um selo que nunca pode ser quebrado; uma herança que nunca pode ser tirada; uma riqueza que nunca pode ser diminuída; um recurso que nunca se acaba; uma possessão que nunca pode ser medida; uma porção que nunca pode ser negada; uma paz que nunca pode ser destruída; uma alegria que nunca pode ser suprimida; um amor que nunca pode ser abatido; uma graça que nunca pode ser interrompida; uma força que nunca pode ser diminuída; um poder que nunca pode ser tirado; uma salvação que nunca pode ser anulada; um perdão que nunca pode ser rescindido; um livramento que nunca pode ser interrompido; uma segurança que nunca pode ser tirada; uma natureza que nunca pode ser mudada; um acesso que nunca pode deixar de continuar sendo; uma atração que nunca pode ser ultrapassada; um consolo que nunca pode ser reduzido; um serviço que nunca pode deixar de ser recompensado; uma revelação que nunca pode ser destruída; um vitorioso que nunca pode ser conquistado; uma ressurreição que nunca pode ser impedida; uma esperança que nuca pode ser desapontada; uma glória que nunca pode perder suas cores.

Sim, Cristo é tudo na visão do Pai. Cristo é tudo na mensagem do Espírito. Cristo é tudo nas páginas das Escrituras Sagradas. Cristo é tudo na manhã da Criação. Cristo é tudo na meia-noite do pecado. Cristo é tudo na Graça espiadora. Cristo é tudo em tudo!
Essa é a mesa que Ele prepara para nós, nas pastagens verdejantes que, de outra maneira, seriam dificuldades invencíveis e insolúveis. Certamente podemos dizer como Davi: “o Senhor é meu Pastor; portanto, não me faltará suprimento. O Senhor é meu Pastor; portanto, não me faltará consolo.”
Que Deus nos abençoe.
Ricardo Hilário

Comentários

Postagens mais visitadas